As quatro cidades do núcleo metropolitano além de algumas de seu colar fazem parte do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas Gerais, que foi criado em julho de 2001 e reestruturado em dezembro de 2009 pela Secretaria de Estado de Turismo com o objetivo de estimular o turismo ecológico e cultural na região do Vale do Aço e áreas adjacentes. Esses municípios possuem, a princípio, grandes reservas de Mata Atlântica, destacando-se dentre os atrativos que estão situados em sua área de abrangência a Serra dos Cocais, o Parque Estadual do Rio Doce e o Pico do Ana Moura.

 O destino possui vários parques ecológicos, com destaque para o Parque do Ipanema, com projeto de Burle Marx e que ocupa um milhão de metros quadrados. Além de contar com extensa área verde, possui lago com ilha, ciclovias, locais para caminhadas e ótima infraestrutura. O Parque abriga diversos atrativos como o Parque da Ciência, o Horto municipal e o Kartódromo Emerson Fitipaldi. Dentre os atrativos culturais estão o antigo prédio da Estação Ferroviária, conhecida como Estação Memória e o Centro Cultural Usiminas.

ESTAÇÃO MEMÓRIA

PARQUE IPANEMA

IGREJA DO IPANEMINHA

PARQUE DAS CACHOEIRAS

KART CLUBE

PARQUE DA CIÊNCIA

ESTRADA DE FERRO CAMINHO DAS ÁGUAS

CENTRO CULTURAL USIMINAS

USIPA

ESTÁDIO IPATINGÃO

IGREJA Nª SENHORA DA ESPERANÇA

CENTRO ESPORTIVO 7 DE OUTUBRO

TEATRO ZÉLIA OLGUIN

SHOPPING VALE DO AÇO

Centro geográfico do Vale do Aço, Coronel Fabriciano é uma cidade referência na área de serviços, oferecendo opções em educação, cultura, lazer e turismo. Atualmente, a cidade trabalha seu potencial para o ecoturismo na Serra dos Cocais, com suas trilhas, mirantes, cachoeiras, opções de passeios e atividades ao ar livre.

SERRA DOS COCAIS

MUSEU JOSEPH MARIA DE MAN

CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO

MIRANTE DO CACHOEIRÃO

TEATRO DO ICMG

Uma grande cidade em um pequeno território! Assim é Timóteo, cercada de verde por todos os lados, pois mais de 1/3 de suas terras estão dentro da Maior reserva de mata atlântica contínua de MG, que é o Parque Florestal do Rio doce, com suas mais de 40 lagoas e uma fauna e flora exuberantes. Apesar do progresso recente, Timóteo começa sua historia no inicio do século XIX, sendo rota de passagem dos tropeiros e com criadores de gado e agricultores se instalando na região onde hoje fica o Bairro alegre. Hoje a cidade tem ótimos acessos rodoviários, ferroviários e aeroporto próximo.

CENTRO CULTURAL DA FUNDAÇÃO APERAM ACESITA

PICO DO ANA MOURA

ANTIGA ESCOLA TÉCNICA DE METALURGIA

PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE

IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ

 Caratinga recebe seus visitantes com o sorriso aberto do “Menino Maluquinho”, estátua de dez metros de altura, inaugurada em 2003, em homenagem ao seu filho ilustre, o cartunista e escritor Ziraldo. O “Menino Maluquinho” ganhou vida em livros e filme, e representa em sua essência a ingenuidade do menino de Minas. Considerada um dos mais importantes municípios da região do Rio Doce, Caratinga possui cachoeiras e um complexo histórico bem preservado. Na Estação Biológica de Caratinga – RPPN- Feliciano Miguel Abdala, o turista encontra a natureza em seu estado genuíno. Com sorte, é possível encontrar o Macaco Muriqui, animal ameaçado de extinção.

LAGOA SILVANA

CATEDRAL DE SÃO JOÃO BATISTA

RESERVA FELICIANO MIGUEL ABDALA

ESTÁTUA DO MENINO MALUQUINHO

PEDRA ITAÚNA

 129 total views,  1 views today

Compartilhe com sua rede!