O Parque Estadual do Rio Doce (PERD) é uma unidades de conservação da natureza pertencente ao governo do estado de Minas GeraisRegião Sudeste do Brasil. Localiza-se no Vale do Rio Doce, entre os municípios de TimóteoMarliéria e Dionísio, integrantes da Região Metropolitana do Vale do Aço. Foi criado em 14 de julho de 1944 e configura-se como uma das principais áreas de proteção à biodiversidade de Minas Gerais, com a maior área contínua de Mata Atlântica preservada em no estado, sendo inclusive por vezes reconhecido como a “Amazônia mineira”.

O Parque Estadual do Rio Doce é um dos três maiores sistemas de lagos que ocorrem no Brasil, juntamente com o Pantanal Matogrossense e o sistema Amazônico. O sistema é denominado depressão interplanáltica do rio Doce sendo constituído por cerca de 40 lagos, localizados em uma área de 35000 ha e a 300 m de altitude. Os lagos estão localizados em uma floresta tropical úmida, a 20 m acima do nível do rio Doce, não apresentando conexão com o sistema fluvial. A pluviosidade média anual no PERD é de 1480,3 mm, temperatura média anual de 21,9°C e período de déficit hídrico de maio a setembro.

Além de importante área de preservação da biodiversidade em áreas de Mata de interior, pesquisadores tem estudado a influência de espécies exóticas de animais que têm colaborado com mudanças nas cadeias alimentares. Exemplos de espécies exóticas são peixes como o Tucunaré, a Piranha e o Apaiari.

  •  Endereço: Marliéria – Acesso deve ser feito pela BR-381 ou pela BR-262
  •  Telefone: (31) 3822-3006

 62 total views,  1 views today

Compartilhe com sua rede!