
As quatro cidades do núcleo metropolitano além de algumas de seu colar fazem parte do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas Gerais, que foi criado em julho de 2001 e reestruturado em dezembro de 2009 pela Secretaria de Estado de Turismo com o objetivo de estimular o turismo ecológico e cultural na região do Vale do Aço e áreas adjacentes. Esses municípios possuem, a princípio, grandes reservas de Mata Atlântica, destacando-se dentre os atrativos que estão situados em sua área de abrangência a Serra dos Cocais, o Parque Estadual do Rio Doce e o Pico do Ana Moura.

O destino possui vários parques ecológicos, com destaque para o Parque do Ipanema, com projeto de Burle Marx e que ocupa um milhão de metros quadrados. Além de contar com extensa área verde, possui lago com ilha, ciclovias, locais para caminhadas e ótima infraestrutura. O Parque abriga diversos atrativos como o Parque da Ciência, o Horto municipal e o Kartódromo Emerson Fitipaldi. Dentre os atrativos culturais estão o antigo prédio da Estação Ferroviária, conhecida como Estação Memória e o Centro Cultural Usiminas.

Centro geográfico do Vale do Aço, Coronel Fabriciano é uma cidade referência na área de serviços, oferecendo opções em educação, cultura, lazer e turismo. Atualmente, a cidade trabalha seu potencial para o ecoturismo na Serra dos Cocais, com suas trilhas, mirantes, cachoeiras, opções de passeios e atividades ao ar livre.

Uma grande cidade em um pequeno território! Assim é Timóteo, cercada de verde por todos os lados, pois mais de 1/3 de suas terras estão dentro da Maior reserva de mata atlântica contínua de MG, que é o Parque Florestal do Rio doce, com suas mais de 40 lagoas e uma fauna e flora exuberantes. Apesar do progresso recente, Timóteo começa sua historia no inicio do século XIX, sendo rota de passagem dos tropeiros e com criadores de gado e agricultores se instalando na região onde hoje fica o Bairro alegre. Hoje a cidade tem ótimos acessos rodoviários, ferroviários e aeroporto próximo.

Caratinga recebe seus visitantes com o sorriso aberto do “Menino Maluquinho”, estátua de dez metros de altura, inaugurada em 2003, em homenagem ao seu filho ilustre, o cartunista e escritor Ziraldo. O “Menino Maluquinho” ganhou vida em livros e filme, e representa em sua essência a ingenuidade do menino de Minas. Considerada um dos mais importantes municípios da região do Rio Doce, Caratinga possui cachoeiras e um complexo histórico bem preservado. Na Estação Biológica de Caratinga – RPPN- Feliciano Miguel Abdala, o turista encontra a natureza em seu estado genuíno. Com sorte, é possível encontrar o Macaco Muriqui, animal ameaçado de extinção.