Rep.Comercial: Eng° Moysés | (31) 3827-2297 | (31) 98428-0590 valeonbrasil@gmail.com
Aluno de escola pública de Ipatinga conquista medalha de ouro em olimpíada de matemática

Aluno de escola pública de Ipatinga conquista medalha de ouro em olimpíada de matemática

Aluno de escola pública de Ipatinga conquista medalha de ouro em olimpíada de matemática

Aluno de escola pública de Ipatinga conquista medalha de ouro em olimpíada de matemática

Gabriel Victor é aluno do 9º ano da Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, localizada no bairro Horto, em Ipatinga

Calcular números ou decorar fórmulas de matemática pode ser um desafio para muitas pessoas, principalmente para aquelas que sempre recorrem à ajuda de uma calculadora. Já para Gabriel Victor Kaizer de Carvalho, de 15 anos, trabalhar com números nunca foi um problema, tanto que conquistou medalha de ouro na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), e tornou-se o único aluno de escola pública da Região Metropolitana do Vale do Aço a realizar tal feito, nessa edição. Gabriel Victor é aluno do 9º ano da Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, localizada no bairro Horto, em Ipatinga. Ele mora no bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano. Em entrevista ao Diário do Aço, o estudante relatou a alegria que sentiu quando descobriu que era medalhista de ouro na OBMEP, realizada em duas etapas, que ocorreram nos meses de maio e setembro desse ano. “Eu fiquei muito feliz por essa conquista. Eu me lembro que tinha acabado de almoçar, quando um amigo me ligou me parabenizando. Foi um momento de grande euforia, porque eu não estava esperando ganhar medalha de ouro, já que a prova foi bem difícil. Tinha expectativa de conquistar no máximo uma medalha de prata”, afirmou. Participações Essa não foi a primeira olimpíada de matemática que Gabriel participou, foi a quarta, conforme ele enumerou. “Quando eu estava no sexto ano, eu participei pela primeira da OBM. Fiz a primeira fase, mas não passei. Já no ano seguinte, eu consegui a medalha de prata. Quando estava no oitavo ano, não passei para segunda fase de novo. E nessa edição, consegui a de ouro. Agora irei aguardar a cerimônia da entrega da medalha, que ainda será marcada”, contou. Dicas O estudante também apontou quais fatores foram importantes para que ele pudesse ir bem na OBMEP. “Além de receber muito apoio da direção da escola e dos professores, no momento da prova eu mantive a calma e administrei o meu tempo para fazer as questões. Isso evitou que eu ficasse afobado. Portanto, as dicas que passo para os alunos que vão participar da olimpíada de matemática são: manter a calma e estudar as provas dos anos anteriores”. Orgulho Para os pais de Gabriel, Stael Mota Kaizer e Agnaldo Kaizer de Carvalho, essa conquista da medalha de ouro foi motivo de muito orgulho. Conforme Agnaldo, foi uma das maiores alegrias que já teve em sua vida. “Quando eu recebi essa notícia, fiquei muito feliz. E depois quando eu descobri que ele foi o único da Região Metropolitana do Vale do Aço, de escola pública, a conquistar medalha de ouro, fiquei mais feliz ainda”, contou. Professora Fernanda Belo Silva e Gabriel Victor “Menino de ouro” A professora de Matemática que leciona para Gabriel, Fernanda Belo Silva, também comemorou essa vitória. “Fiquei muito orgulhosa, principalmente por ter participado da base do conhecimento matemático do Gabriel. Ele foi meu aluno no sétimo ano, quando recebeu medalha de prata na OBM, e desse ano, quando foi medalhista de ouro. Ele sempre despontou. Às vezes, até peço que ele me auxilie com alguns alunos que tem mais dificuldade. É um menino de ouro”, pontuou. (Repórter – Tiago Araújo)
Fonte: Diário do Aço

Loading

Compartilhe com sua rede!
Bombeiros fazem festa de Natal em escola municipal, em Timóteo

Bombeiros fazem festa de Natal em escola municipal, em Timóteo

Bombeiros fazem festa de Natal em escola municipal, em Timóteo

Bombeiros fazem festa de Natal em escola municipal, em Timóteo

Crianças do educandário receberam presentes do Corpo de Bombeiros do Vale do Aço

Divulgação Corpo de Bombeiros As crianças receberam presentes dos militares dos bombeiros Cerca de 100 crianças de 4 a 6 anos de idade participaram na manhã deste sábado (7) do Natal Solidário do Corpo de Bombeiros do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM). O evento foi realizado na Escola Municipal Professora Maria Aparecida M. Prado, na avenida Pinheiro, 2001, no bairro Alphaville, em Timóteo. A ação foi uma promessa do 11º Batalhão de Bombeiros Militar ao diretor da escola feita quando o posto de comando da operação de combate a incêndio no Parque Estadual do Rio Doce (Perd), em setembro passado. Durante as ações de combate a incêndio os alunos da Escola ficaram admirados com os militares do Corpo de Bombeiros, e na oportunidade eles fizeram diversas cartas destinadas aos bombeiros. Em forma de retribuir o carinho, o tenente-coronel Alexsandro Nunes, comandante do 11º BBM, prometeu que retornaria no final do ano para fazer uma surpresa de Natal para os alunos. Os brinquedos foram arrecadados por meio de doações dos atletas que participaram da 2ª Corrida do Corpo de Bombeiros do 11º BBM e de doações dos bombeiros militares. Além dos presentes para todas as crianças, elas brincaram no pula-pula, comeram pipocas e doces na festa realizada neste sábado
Fonte: Diário do Aço

Loading

Compartilhe com sua rede!
Trem turístico da Vale terá presença de Papai Noel e programação noturna especial neste Natal

Trem turístico da Vale terá presença de Papai Noel e programação noturna especial neste Natal

Trem turístico da Vale terá presença de Papai Noel e programação noturna especial neste Natal

 Trem turístico da Vale terá presença de Papai Noel e programação noturna especial neste Natal

No lugar do tradicional passeio de trenó, o Papai Noel seguirá no trem turístico da Vale por Ouro Preto e Mariana entre este sábado (7) e o dia 23 de dezembro. A viagem tem duração de uma hora e acontece no período noturno, a partir das 19h. O bom velhinho irá tirar foto com os passageiros e o trajeto ainda contará com apresentações musicais.

Loading

Compartilhe com sua rede!
Coronel Fabriciano sedia caminhada canina

Coronel Fabriciano sedia caminhada canina

Coronel Fabriciano sedia caminhada canina

Coronel Fabriciano sedia caminhada canina

Nesta terça-feira (10), a partir das 19h, Coronel Fabriciano sedia a 1ª Edição da Dog Nigth Run: correndo pra cachorro. O evento é uma realização da equipe do Blocão, site com informações voltado aos pets, e conta com a parceria do governo municipal. A concentração será na rua Angélica, no Centro. Para participar, basta levar o cachorro e um pacote de leite em pó. Os donativos serão doados para o Lactário Dom Helvécio. As inscrições podem ser feitas no local do evento ou pelo site www.blocao.com.br. O evento conta com cãorrida e cãominhada, ambas, com participação do dono e seu cão. O trajeto das duas provas será de aproximadamente 2 km, com a largada na rua Angélica, passando pela rua Maria Matos e pela Praça Louis Ensch e chegada à rua Angélica.
Fonte: Diário do Aço

Loading

Compartilhe com sua rede!
Bacurau no Los Películas

Bacurau no Los Películas

Bacurau no Los Películas

Bacurau no Los Películas

Grupo de amantes do bom cinema comemora cinco anos exibindo Bacurau

Na segunda-feira (9), às 19h30, para comemorar cinco anos de atividades do cineclube, o Los Películas vai apresentar “Bacurau”, um filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que tem no elenco Silvero Pereira, Barbara Colen, Thomas Aquino e Sônia Braga, entre outros. O evento será no teatro do Centro Cultural Usiminas. Lançado em agosto deste ano, o longa atingiu em novembro a marca de 700 mil espectadores e vem arrebatando prêmios internacionais. Recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes, Melhor Filme no Festival de Cinema de Munique e na Espanha. Victor Jucá/Divulgação O enterro é uma das cenas fortes e marcantes em Bacurau Levou Melhor Direção, Melhor Filme do Júri e prêmio da crítica no Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha, Melhor Filme, Melhor Direção e Prêmio da Critica Internacional no 23º Festival de Cinema de Lima, no Peru, além da premiação do público como Melhor Filme no Montréal Festival of New Cinema, no Canadá. O filme prende a atenção do espectador desde a primeira cena. Estranhos acontecimentos começam a acontecer no pequeno povoado de Bacurau, que misteriosamente some do mapa. “É um filme necessário, que nos tira do discurso fácil. Bacurau nos mostra uma sociedade que vive a diversidade. Como em muitas cidades brasileiras, falta bens materiais, mas sobra humanidade, porque quem nasce em Bacurau é gente”, destaca Enyaly Poletti, uma da curadoras do Los Películas. Bacurau é a 48ª exibição do cineclube Los Películas, que surgiu em 2014 com a proposta de exibir títulos qfora das salas comerciais. Com curadoria de David Romeros, Andréz Gonzales, Márcio Castro, Beto de Oliveira, Camila Mendonça, Éderson Caldas, Gildásio Mendes, Marilda Lyra e Enyaly Polleti, promove sessões mensais com entrada franca na Grampian Delicatessen, no Bairro Cariru, em Ipatinga. O cineclube tem atualmente quase 500 membros, ávidos por assistir bons filmes, sempre com debates construtivos. Nestes cinco anos foram cerca de 5.100 minutos de exibição de títulos de 24 países, como Coréia do Sul, Colômbia, Alemanha, EUA, Brasil, Chile, Argentina, Macedônia, Suíça, Noruega, Holanda, Cuba, Espanha, Taiwan, Japão, Índia e Israel. Para a exibição de segunda-feira (9), às 19h30, no teatro do Centro Cultural Usiminas, a entrada é franca mediante retirada de ingressos na bilheteria do teatro. A classificação indicativa é 16 anos. Informações na bilheteria do teatro ou pelo telefone (31) 3822 3031. O evento tem parceria com a Vitrine Filmes e apoio do Instituto Usiminas.
Fonte: Diário do Aço

Loading

Compartilhe com sua rede!
UBS’s de Ipatinga vão oferecer atendimento noturno

UBS’s de Ipatinga vão oferecer atendimento noturno

UBS’s de Ipatinga vão oferecer atendimento noturno

UBS’s de Ipatinga vão oferecer atendimento noturno

O horário ampliado de 11 Unidades Básicas de Saúde vai começar a ser adotado em fevereiro

NO Programa Saúde na Noite foi lançamento em Ipatinga, com medidas que proporcionam a extensão do horário de atendimento em 11 das 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. Nestes locais específicos, além do expediente convencional, a comunidade será assistida também de 16h as 22h, de segunda a sexta-feira, a partir do início do mês de fevereiro. As informações foram divulgadas em entrevista quinta-feira (5) pela manhã, pelo prefeito Nardyello Rocha. Conforme o chefe do Executivo, serão ofertadas consultas médicas e odontológicas, realização de curativos, teste de rastreamento para Infecção Sexualmente Transmissível (IST’s), aplicação de vacinas, entre outros procedimentos. Das 11 Unidades Básicas que funcionarão em horário ampliado, cinco contarão com atendimento médico e odontológico. São as UBS’s dos bairros Esperança, Canaã, Limoeiro, Vila Celeste e Vila Militar. Já as UBS’s dos bairros Jardim Panorama, Iguaçu, Bom Jardim, Veneza II, Bom Retiro e Esperança II prestarão atendimento médico. Na entrevista, o prefeito Nardyello Rocha enfatizou que, além da ampliação do atendimento, a ideia é tornar a Atenção Primária mais resolutiva. “Com algumas Unidades de Saúde funcionando em horário estendido, esperamos desafogar os serviços de emergência como UPA e Hospital Municipal Eliane Martins, onde a população busca atendimento em horários que muitas vezes as UBS’s já estão fechadas”, explicou. Condições atendidas A administração ressaltou ainda que o funcionamento do Saúde na Noite somente foi possível após a cidade atender exigências de adesão específicas do Programa Saúde na Hora, lançado em maio deste ano pelo Ministério da Saúde. Entre os requisitos estão manter a composição mínima das Equipes de Saúde da Família – com médico, enfermeiro, dentista e auxiliar de enfermagem – sem reduzir o número de equipes que já atuam no município. A UBS também deve funcionar sem intervalo de almoço, de segunda a sexta, e dispor de prontuário eletrônico implantado e atualizado. Vagas Para o funcionamento do Programa Saúde na Noite, a Secretaria de Saúde publicou na terça-feira (3) o edital nº 12/2019, visando à contratação de mais de 55 profissionais para compor o quadro de servidores. Os salários variam entre R$ 1.042,91 e R$ 4.758,99, dependendo da área de atuação. Estão sendo ofertadas as seguintes vagas: Auxiliares de Saúde Bucal (6), Odontólogos (6), Enfermeiros (11), Médicos Clínicos (11) e Técnicos de Enfermagem (22). A carga horária também é específica de cada função e pode variar de 20h a 30h semanais. Inscrições As inscrições para participar do Processo Seletivo se estendem até o dia 17 de dezembro e são realizadas exclusivamente no Espaço Qualifica, na avenida João Valentim Pascoal, s/n, no Centro. O horário de atendimento dos interessados é de 13h as 16h. Mais informações estão no edital, publicado no site www.ipatinga.mg.gov.br. O resultado do Processo Seletivo será publicado no site da Prefeitura de Ipatinga, no link “Diário Oficial”, até o dia 3 de janeiro de 2020.
Fonte: Diário do Aço

Loading

Compartilhe com sua rede!
13º Encontro de Palhaços

13º Encontro de Palhaços

13º Encontro de Palhaços

13º Encontro de Palhaços

Parque Ipanema sedia evento de humor e arte na tarde deste domingo

Neste domingo (8), a partir das 15h, O Circo Teatro Fool orgulhosamente VAI apresentaR ao público do Vale do Aço a 13ª edição do evento circense mais tradicional da região, o “Encontro de Palhaços de Ipatinga”. O evento teve início em 2007, quando os artistas Luís Yuner e José Rodrigues decidiram ocupar a Praça 1º de Maio para festejar o dia 10 de dezembro, o Dia Nacional do Palhaço. De lá para cá diversos artistas foram abduzidos pela magia do circo e passaram a compor esse elenco de narigudos e narigudas. O elenco deste ano terá Petit Gatão, Cacacreuza, Porfilho Ximbica, Risadinha e Gargalhada, Pituxa e Pituxinha, Dândi, Pandolfo, Michirika e Balako, entre outros paspalhões. Grupos de dança e de poesia, além do artista Natal do Vale, vão abrilhantar o encontro. Os artistas vão mostrar números clássicos do mundo do circo, em meio a sorteio de brindes e brincadeiras com a plateia. Divulgação O “Encontro de palhaços” terá ainda a participação do amazonense Boi Bumbá Caprichoso, e a chegada emocionante do Papai Noel para animar o desfecho dessa festa de amor, resistência, arte e alegria. SERVIÇO: “13º Encontro de palhaços de Ipatinga” Domingo (8) – 15h Teatro de Arena do Parque Ipanema (Em caso de chuva, o evento será no galpão coberto) Classificação livre. Entrada franca Realização: Circo Teatro Fool Produção geral: Luís Yuner.

Loading

Compartilhe com sua rede!
CPI das Fake News recebe denúncias de terrorismo na internet

CPI das Fake News recebe denúncias de terrorismo na internet

CPI das Fake News recebe denúncias de terrorismo na internet

CPI das Fake News recebe denúncias de terrorismo na internet

Deputada denuncia participação de assessores parlamentares em ataques virtuais e cita “organização criminosa mantida com dinheiro público para promover mensagens de ódio a desafetos políticos”

Em depoimento à CPI das Fake News, que investiga notícias falsas e assédio nas redes sociais, nesta quarta-feira (4), a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) afirmou que parlamentares ligados ao governo federal usam assessores de seus gabinetes para promover ataques virtuais contra desafetos. Um dos acusados por Joice foi o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro. Além de Eduardo, ela citou os deputados estaduais do PSL Douglas Garcia (SP), Gil Diniz (SP) e Alana Passos (RJ). Também mencionou três servidores comissionados do Palácio do Planalto, que compõem o grupo conhecido como “gabinete do ódio”. Segundo a deputada, todos esses assessores são empregados com a função de organizar redes de ataques, o que pode configurar improbidade administrativa.Não estamos falando de fofoquinha de WhatsApp. É uma organização criminosa que funciona de maneira coordenada. Há dinheiro público. Escolhe-se um alvo, combina-se o ataque, em questão de minutos temos uma mensagem espalhada para o Brasil inteiro. É uma sensação passada para que muitos fiquem atemorizados com ‘o levante da internet’. A deputada explicou que esses assessores operam páginas e perfis que atuam como elos intermediários na cadeia dos ataques. Eles produzem conteúdo a partir de orientações combinadas em grupos secretos, e as publicações seguem um “revezamento” previamente estabelecido entre as páginas. Depois, o material é repercutido com o uso de bots (robôs). As orientações, segundo Joice, partem de lideranças como Eduardo Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro e o assessor especial da Presidência Filipe Martins. Entre os nomes citados pela deputada estão Tercio Arnaud Tomaz, José Matheus Salles Gomes e Mateus Matos Diniz, assessores da Presidência; Carlos Eduardo Guimarães, secretário de Eduardo Bolsonaro; e Edson Salomão, presidente do Movimento Conservador e assessor de Douglas Garcia.
Joice disse que outros nomes podem surgir depois que redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram abrirem o sigilo de administradores de perfis anônimos e páginas satíricas que participam das redes de ataques. Ela já iniciou ações judiciais nesse sentido. O custo do uso de robôs para movimentação de conteúdos também foi um ponto assinalado por Joice. A deputada, disse que consultou especialistas na área e identificou que um único impulsionamento artificial pode chegar a custar R$ 20 mil. Ela instigou a CPI mista a se debruçar sobre o financiamento dessas atividades. ?? O principal foco desta comissão [tem que ser] seguir o dinheiro. Se o ataque é em grupo e isso é feito em perfis de todos os cantos, de onde vem o dinheiro? Estamos falando de milhões de reais ?? questionou. Divisão No seu depoimento, Joice Hasselmann apontou uma divisão existente na base de apoio do presidente Jair Bolsonaro desde a campanha eleitoral de 2018. De acordo com ela, após a posse, o grupo envolvido com as redes de ataques virtuais se instalou “no coração do governo” e passou a influenciar o presidente e a alienar os demais aliados, como ela. ?? Na campanha, o PSL fazia a mídia normal e tinha a mídia “paralela”, que sempre foi o Carlos [Bolsonaro] que controlou. As senhas das redes sociais sempre ficaram de posse dele. Não sei se o presidente tem consciência do tamanho da loucura que esse “gabinete do ódio” produz. Quero crer que não. É preciso colocar um freio nisso. Há toda uma desconstrução de imagem das pessoas que ajudaram ?? afirmou. Joice apresentou vários exemplos de publicações direcionadas contra apoiadores do presidente que passaram a ser tratados como “traidores”. Entre eles estão os ex-ministros Gustavo Bebbiano, da Secretaria-Geral da Presidência, e Carlos Alberto dos Santos Cruz, da Secretaria de Governo. Os ex-ministros teriam se tornado alvo dos ataques coordenados depois de baterem de frente com membros do núcleo de militância virtual. Santos Cruz discutiu com Filipe Martins em uma reunião de gabinete e dias depois foi exonerado, em meio a um ataque de notícias falsas (ele foi acusado de ofender o presidente Bolsonaro a partir de uma imagem adulterada do seu WhatsApp). Já Bebbiano entrou em atrito com Carlos Bolsonaro ainda durante a montagem do governo, quando o vereador, segundo relatou Joice, teria proposto a criação de um setor paralelo de inteligência e investigação. A deputada informou, ainda, que o atual diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o policial federal Alexandre Ramagem, foi uma indicação de Carlos. Presidente O senador Humberto Costa (PT-PE), membro titular da CPMI, observou que as informações trazidas por Joice Hasselmann ilustram uma questão grave para o país. Para ele, o fato de um grupo tão próximo ao presidente se comportar da forma que foi descrita deve ser tratado com seriedade. ?? Estamos diante de um grande problema: ou o presidente sabe da existência dessa rede e apoia o que ela faz; ou ele não tem conhecimento. Aí quem tem que ser responsabilizados são os órgãos de inteligência que, ou são incompetentes a ponto de não saberem que isso existe; ou não dizem ao presidente que isso existe. Joice disse que a sua motivação para prestar depoimento à comissão não é “arranhar a imagem” do presidente Jair Bolsonaro, a quem ela garante continuar apoiando. No entanto, ela afirmou que o presidente está se “apequenando” ao se engajar em projetos divisivos, como a indicação do filho Eduardo para a embaixada brasileira nos Estados Unidos e a troca da liderança do PSL na Câmara dos Deputados. ?? O presidente é a autoridade máxima deste país. É um homem que tem que saber o tamanho que tem. Eu espero uma correção de rota. Espero que o governo seja tocado pelo presidente, não pelos seus filhos ?? disse. A deputada alertou também que os perfis-robôs que participam dos ataques virtuais podem vir a ser relevantes no processo de formalização do partido Aliança pelo Brasil, presidido por Bolsonaro. Na terça-feira (3), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o uso de assinaturas digitais para a criação de partidos políticos, o que facilitaria a oficialização da Aliança a tempo das eleições municipais de 2020. ?? As certificadoras digitais são muitas vezes pequenas empresas privadas sem nenhuma fiscalização. Se temos esse volume de robôs atuando nas redes sociais, o que não haverá com as certificadoras? Não coloco ninguém em suspeição, mas há que se ter cuidado na regulamentação [da coleta de assinaturas digitais] pra que não tenhamos uma fraude ?? alertou. Joice trouxe os números de uma avaliação que solicitou ao Botometer, projeto da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, que monitora a veracidade de perfis de redes sociais. Segundo o estudo, cerca de 15% dos seguidores da Aliança Pelo Brasil no Twitter apresentam características típicas de perfis automatizados: sem personalização, pouco conteúdo original e atividade intensa de compartilhamentos. (Fonte: Agência Senado)

Loading

Compartilhe com sua rede!
Trabalho de educação ambiental será tema de publicação internacional

Trabalho de educação ambiental será tema de publicação internacional

Trabalho de educação ambiental será tema de publicação internacional

Trabalho de educação ambiental será tema de publicação internacional

Ação é desenvolvida por meio do Instituto Interagir junto às escolas da região e será divulgada em revista acadêmica

Por meio do Instituto Interagir, o geógrafo Alessandro de Sá tem atuado junto às escolas da rede pública e particular, com um trabalho de educação ambiental. Após o conteúdo intitulado “A importância de atividades lúdicas na Educação Ambiental para crianças e jovens de áreas rurais” ser apresentado no Congresso Brasileiro de Ecologia, no mês de setembro, o profissional recebeu um convite da revista acadêmica Modern Environmental Science and Engineering, dos Estados Unidos, para publicar o que tem sido feito em Ipatinga e região. “O convite é para que divulguemos nossa experiência de aplicar a educação ambiental, interagindo com alunos e professores, no ambiente externo. O grande destaque de nossa metodologia é o fato dela ser aplicada há mais de 10 anos e ter resultados, que pudemos levar para o congresso. Como idealizador e coordenador do instituto, vejo o convite como reconhecimento a um trabalho desenvolvido desde 2008, com a proposta de oferecer aos alunos e professores, oportunidade de educação ambiental ao ar livre”, destaca Alessandro. A metodologia visa ofertar ao aluno e professor o conhecimento sobre a história, geografia e atrativos culturais, turísticos e patrimoniais da região. “Essa forma de educação ambiental foi inscrita dentro do congresso de ecologia, e relatada toda a forma de abordagem. Ao longo dos últimos anos, temos duas, três atividades com as escolas da região, em vamos até a escola, discutimos com o professor um tema multidisciplinar, que ele passa a trabalhar. Depois essa discussão é vista dentro do espaço urbano e rural de Ipatinga. A escola é convidada para sair com seus alunos num ônibus, conhecendo e identificando o que está sendo discutido em sala de aula. Nós conseguimos fazer uma relação da proposta de educação ambiental com os parâmetros curriculares nacionais e com currículo básico comum, aplicado dentro do ensino fundamental”, pontua. Os interessados em conhecer o trabalho do Instituto Interagir podem acessar a página “Interagir ONG”, onde o conteúdo é registrado. “Temos um ponto de apoio em algumas comunidades rurais, onde mostramos a importância de cada comunidade e sua contribuição histórica e cultural na formação do município. Dentro dessa metodologia, abordamos a criação do município, e marcos históricos, como a estrada de Ferro Vitória a Minas, também a de Pedra Mole, resgatamos essa formação e apresentamos isso para as escolas, assim como o conceito de cidade planejada, siderurgia e como tudo isso reflete no dia a dia do ipatinguense. São vários assuntos que conseguimos interagir com as escolas e a ferramenta da educação ambiental faz com que professor e aluno tenham, na prática, o conhecimento do que está sendo discutido em sala de aula”, avalia. Frutos Ao longo dos anos em que a educação ambiental tem sido trabalhada, Alessandro de Sá relata que o conteúdo tem sido absorvido e perpetuado. “Temos universitários que fazem estágio no instituto e que foram alunos que um dia participaram das atividades. Eles ficaram tocados de alguma forma. Quando chegaram a fazer a opção de curso superior, optaram por essa área. É muito legal e gratificante ver isso. A gente fala em educação ambiental em todos os vieses de discussões, seja questão hídrica, queimadas, nascentes ou poluição atmosférica. É muito bom ver os frutos, diante da dificuldade que é trabalhar esse tema e poder envolver escolas e universitários, com o propósito de levar a educação ambiental para além do ambiente escolar. Conseguimos interagir e temos, de certa forma, resultados já consolidados, isso é muito importante”, celebra. Publicação No mês de outubro, uma pesquisa na área ambiental, desenvolvida em Ipatinga, também foi reconhecida pela mesma revista. O projeto Mapa da Mina, que tem monitorado a vazão hidrológica em dez pontos, dentro da bacia hidrográfica do ribeirão Ipanema, apresentado no mesmo congresso, gerou um convite para a divulgação internacional trabalho esse que tem a participação de Alessandro de Sá, dentre outros envolvidos.
Fonte: Diário do Aço

Loading

Compartilhe com sua rede!
Campanha visa arrecadação para morador de Ipatinga

Campanha visa arrecadação para morador de Ipatinga

Campanha visa arrecadação para morador de Ipatinga

Campanha visa arrecadação para morador de Ipatinga

Morador de Ipatinga, Marcelo Grippa Alvarenga, de 29 anos, tem promovido mobilização nas mídias sociais e também por meio de uma vaquinha online. O objetivo é arrecadar R$ 36 mil, que possibilitará a realização de uma cirurgia para não perder a visão do olho direito. Quando nasceu, Marcelo foi diagnosticado com uma forma mais rara de glaucoma congênito, que acomete os recém-nascidos. Desde então, tem feito acompanhamento oftalmológico. “Realizei mais de cinco cirurgias em cada olho e utilizo medicamentos, como colírios, a fim de reverter o quadro, melhorar a minha visão e, consequentemente, a minha qualidade de vida. Nasci praticamente cego, e graças aos tratamentos e cirurgias, voltei a enxergar quase 100% do olho direito e 20% da visão no olho esquerdo. Após anos de tratamento e cirurgias, meu olho direito voltou apresentar catarata (baixa visão com opacidade do cristalino) e glaucoma (pressão intraocular sem controle clínico). Foi relatada então, por médicos especialistas, a necessidade de uma cirurgia de urgência, a facectomia com implante de lente intraocular e antiglaucomatosa. Sem esses procedimentos, perderei a visão”, afirma. Devido ao grau de complexidade, a operação deverá ser feita com especialistas do Hospital Santa Cruz, em São Paulo. “Minha Família e eu não temos condições de arcar com os custos de todo o procedimento. Por isso, criamos essa vaquinha para que amigos, família e demais pessoas possam me ajudar a realizar a cirurgia. O valor da vaquinha é de R$ 36 mil e cobrirá os custos da cirurgia e pós-operatório, com passagens de ida e volta, hospedagem, internação, exames, cirurgia, anestesia, medicamentos e alimentação. A campanha de arrecadação ficará no ar até 31 de janeiro de 2020. Neste momento, só tenho a agradecer a todos pelo apoio e pedir que me ajudem, pois é urgente”, conclui Marcelo Alvarenga, em texto divulgado no site.
Fonte: Diário do Aço

Loading

Compartilhe com sua rede!
Verified by MonsterInsights