Rep.Comercial: Eng° Moysés | (31) 3827-2297 | (31) 98428-0590 valeonbrasil@gmail.com
Unileste abre processo seletivo para contratar telefonista

Unileste abre processo seletivo para contratar telefonista

Unileste abre processo seletivo para contratar telefonista

#333333;”>

 

O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) divulga processo seletivo para contratação de telefonista – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD). O profissional selecionado atuará na Central de Atendimento do campus Coronel Fabriciano. A instituição informa que recebe inscrições até o dia 28 de janeiro pela aba “trabalhe conosco”, no site unileste.edu.br. Para mais informações sobre as vagas, entre em contato pelo telefone (31) 3846-5706 ou e-mail recrutamento@unileste.edu.br. Entre os benefícios estão: salário, bolsa parcial de incentivo aos estudos para o funcionário e seus dependentes; Vale Transporte; Plano de Saúde com coparticipação; Plano Odontológico; Seguro de Vida/Acidente; Academia de Musculação e Centro Esportivo para promoção da saúde e qualidade de vida.

Loading

Compartilhe com sua rede!
Escola de Música TOM abre inscrições

Escola de Música TOM abre inscrições

#e02b20; font-size: 25px;”>Escola de Música TOM abre inscrições

#333333;”>

 

As inscrições para os cursos da Escola Municipal de Música e Canto Tenente Oswaldo Machado (TOM) em 2020 já estão abertas. Conforme a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga, as novidades são os cursos de Canto Coral Infantil e Prática Instrumental de Violão, Piano, Clarinete e Saxofone.
As aulas de Teoria Musical, Canto Coral Adulto e Flauta Doce, que já eram oferecidas, continuam na grade. As aulas ocorrem na sede da Escola TOM, na rua Novo Hamburgo, n° 140, no bairro Veneza. Teoria Musical e Flauta Doce Para crianças de 8 a 11 anos – segundas, quartas, quintas e sextas, das 7h às 9h, e também às quintas, das 15h às 16h. Para pessoas a partir de 12 anos – quintas, das 7h às 9h, e das 15h às 17h. Prática Instrumental de Violão Para alunos de 8 a 11 anos – quartas-feiras, das 13h às 15h.
Para alunos a partir de 16 anos – terças, das 18h às 19h. Prática Instrumental de Clarinete e Saxofone Para todos – quartas, das 10h às 11h, e das 16h às 17h. Prática Instrumental de Teclado e Piano Para todos – quartas, das 15h às 17h. Coral Infantil Para crianças de 8 a 11 anos – terças e sextas, das 8h às 10h. Coral Municipal Para todos – segundas e quintas, das 18h às 20h. Banda Quem tem instrumento próprio e prévio conhecimento musical também poderá participar dos ensaios da banda TOM, que ocorrem às quartas e quintas, das 13h às 15h.

Loading

Compartilhe com sua rede!
Câmara de Fabriciano terá sede própria

Câmara de Fabriciano terá sede própria

Câmara de Fabriciano terá sede própria

#333333;”>

#333333;”>Presidente do Legislativo avalia gestão e adianta acordo que permitirá a saída do aluguel

 

O ano de 2019 foi de desafios e trabalho na Câmara de Coronel Fabriciano. O presidente do Legislativo, Adriano Martins, avaliou sua gestão à frente da Casa e informou que, em breve, uma nova sede poderá ser inaugurada, mas desta vez, própria. Isso porque o município doou um terreno, localizado no bairro Santa Helena. O vereador, que foi reeleito para o cargo de presidente, permanece no comando do Legislativo até o fim deste ano. Ele relata ter vivido momentos de dificuldade financeira, mas afirma ter conseguido implementar bons projetos, numa linha de trabalho voltada para a prestação de serviço à comunidade. “Foi um mandato que se preocupou e que avançou em muitos pontos, um deles, que acredito que será um legado para a cidade, é a aquisição do terreno para a construção da sede. Concluímos a assinatura do documento no dia 17 de janeiro, num local estratégico, localizado no Santa Helena, entre as avenidas Sanitária e Julita Pires Bretas. Uma parceria do poder Executivo com o Legislativo. O município, na figura do prefeito (Marcos Vinícius Bizarro, PSDB) doou o terreno para nós e corremos atrás para documentar e registrar em cartório. A Câmara passa a ter um terreno para construir sua sede e sair do aluguel”, celebra Adriano. Outro ponto importante, em sua opinião, foi a descentralização do serviço do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC). “Tínhamos esse atendimento no Centro, onde atendemos a população mais carente, com gratuidade na emissão de documentos, como identidade, certidão de nascimento e casamento. Serviços sociais que são feitos pelo CAC e que foram decentralizados nessa gestão de 2019, com a criação de uma unidade no bairro Caladinho de Baixo. Vamos inaugurar nesse segundo mandato a segunda unidade, no bairro Santa Cruz. Elas irão atender mais de 12 bairros, cada uma. É um público muito grande, que poderá ser atendido em sua comunidade”, adianta. Escola do Legislativo O parlamentar inclui a implantação da Escola do Legislativo como um dos pontos positivos. Ele explica que não havia participação popular e o envolvimento dos jovens com o poder Legislativo, muito pelo contrário. “A Câmara, apesar de ser chamada de a Casa do povo, estava afastada do povo. Encurtamos a distância por meio de várias ações e essa descentralização do CAC foi uma, a Escola do Legislativo foi outra. Agora as escolas vão para a Câmara com os alunos, para receber palestras e orientações de como funciona o Legislativo, assim como nossa estrutura vai às instituições escolares para palestras e um trabalho de conscientização política e social junto aos alunos”, detalha. Para aproximar ainda mais, foi criada no mês de novembro a Câmara na comunidade, uma estrutura itinerante que tem como objetivo ouvir e buscar sugestões para melhorar o trabalho do Legislativo. “Além disso, tomamos cuidado para fazer uma política de fortalecimento do servidor, atendendo todas as reivindicações feitas pelo sindicato. Isso sem falar na criação do serviço do Procon. Tudo isso em um ano e com muita dificuldade financeira. Tivemos um impacto grande no orçamento e que irá refletir em 2020. Em 2019 o valor foi de R$ 6,4 milhões. Deste ano só vamos saber depois do dia 20, quando a prefeitura encaminha o duodécimo e fazemos o cálculo de quanto irá nos fornecer”, frisa. 2020 Para este ano, o presidente quer “enxugar a máquina” e fazer economia, para manter todos esses serviços que foram criados e fortalecê-los, bem como aproximar ainda mais a população do Legislativo, que hoje tem um desgaste enorme com a sociedade, em sua opinião. “O poder Legislativo em si passou por um momento difícil, não adianta dizer que Fabriciano não passou, mas se algum outro sim, atinge a todos nós. Outras Câmaras tiveram escândalos e tudo isso reflete na imagem de quem está nessa vida pública. Por isso foquei em aproximar da comunidade, para mostrar que nem toda Câmara é igual e podemos fazer a diferença”, pondera. Mensagem Adriano Martins vislumbra um 2020 de desafios, mas assegura estar trabalhando para fortalecer todas as ações, principalmente a descentralização do serviço do CAC, para dar comodidade e ajudar a quem mais precisa. “Isso tudo passa pela sede própria. O que será economizado em aluguel pode ser revertido em benefício da população. É um compromisso que quero deixar, dizer que será um ano em que vamos trabalhar muito em parceria com o Executivo, para que possamos melhorar mais e trabalhar essa questão da geração de emprego, incentivar mais as atividades da administração municipal que geram emprego, como a construção civil e as atividades da prefeitura de um modo geral. E também assegurar a eficiência dos gastos públicos, em nossa gestão à frente da Câmara de Coronel Fabriciano. É o nosso compromisso”, conclui.

Loading

Compartilhe com sua rede!
Venenos de vespa e escorpião podem auxiliar tratamento de tuberculose

Venenos de vespa e escorpião podem auxiliar tratamento de tuberculose

Venenos de vespa e escorpião podem auxiliar tratamento de tuberculose

#333333;”>

#333333;”>Substância tem potencial para quebrar resistência de superbactérias

 

Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e desenvolvida pelo Instituto de Patologia e Medicina Tropical da Universidade Federal de Goiás (UFG) poderá criar alternativas de tratamento da tuberculose, a partir dos venenos do escorpião e das vespas. O veneno desses insetos (artrópodes) contém pedados de proteína, chamados de peptídeos, que têm ação antimicrobiana. Esses peptídeos protegem vespas e escorpiões de contágios, porque se fixam na parede das bactérias e não permitem que haja troca de nutrientes com o meio externo e, assim, provocam a morte das bactérias. Os cientistas da UFG conseguiram modificar a proteína, aplicar em testes com camundongos para verificar o efeito sobre diversas doenças. Eles colheram bons resultados contra a tuberculose. “Não tem como a bactéria montar um mecanismo de resistência”, assinala Ana Paula Junqueira Kipnis, coordenadora do projeto e professora do Instituto de Patologia e Medicina Tropical. Segundo sua comparação, os outros antibióticos “têm que entrar na bactéria, interferir com enzimas no metabolismo para conseguir matá-la. A bactéria, no entanto, cria mecanismos para impedir a ação desses fármacos, jogando a droga para fora ou produzindo enzimas que quebram o remédio.” A tuberculose é uma doença infecciosa, transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, que propaga pelo ar após fala, espirro ou tosse das pessoas infectadas, atingindo principalmente os pulmões. A forma de prevenção da tuberculose em crianças é a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin). O tratamento em pessoas infectadas é feito com quatro fármacos e observação direta. A vacinação e o tratamento são ofertados gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). “No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A epidemia do HIV e a presença de bacilos resistentes tornam o cenário ainda mais complexo. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose”, informa o ministério, acrescentando que o risco de adoecimento é maior entre pessoas de rua, pessoas que vivem com HIV/Aids, presos e indígenas. Superbactérias e patentes Os cientistas da UFG também descobriram que as substâncias contidas no veneno da vespa servem para tratar pessoas infectadas com superbactérias, como aquelas adquiridas em unidades de terapia intensiva em hospitais. De acordo com Ana Paula Junqueira Kipnis, essa é a primeira vez no mundo que se faz pesquisa com o veneno de vespa para desenvolvimento desse tipo de fármaco. O eventual uso de novos fármacos a partir das pesquisas da UFG pode demorar até uma década. Além do depósito de patentes para registro e publicação dos resultados da pesquisa em revistas científicas, é preciso desenvolvimento de mais estudos que exigem parceria entre a universidade e empresas farmacêuticas. Antes de qualquer remédio poder ser utilizado em seres humanos, inclusive como teste, o medicamento deve ser submetido a testes clínicos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em geral, a produção de medicamentos é investimento que exige longo prazo. Afora os testes, a indústria farmacêutica precisa custear a síntese que produz o peptídeo microbiano em laboratórios com capacidade de fabricação em massa, para eventual comercialização. O laboratório que venha a se associar para a produção do medicamento deverá fazer o respectivo registro para a venda.

Loading

Compartilhe com sua rede!
Ponte Velha será liberada na próxima segunda-feira

Ponte Velha será liberada na próxima segunda-feira

Ponte Velha será liberada na próxima segunda-feira

#333333;”>

#333333;”>A ponte estava totalmente interditada há mais de um ano para as obras

 

A abertura da antiga ponte sobre o Rio Piracicaba, ligando os municípios de Timóteo e Coronel Fabriciano, na próxima segunda-feira (20), é uma conquista de todo o Vale do Aço, destaca o Executivo de Timóteo. A ponte estava totalmente interditada há mais de um ano para as obras de reforma que incluíram reforço estrutural da fundação, pilares e vigas e modificação na geometria com inclusão de passeio na lateral direita. Executada pela Vereda Engenharia Ltda, o valor da restauração foi da ordem de R$ 9,8 milhões. Desde 2012, no entanto, que a região teve que conviver com a interdição parcial do equipamento, com a liberação do trânsito apenas para veículos leves, o que causou inúmeros prejuízos para o comércio local e para o trânsito de ônibus coletivos e caminhões, aponta o governo local. No último ano, o fechamento total da ponte causou transtornos com o engarrafamento de veículos nos horários de pico na ponte nova, atrasos e retração na atividade econômica dos comércios localizados próximos à ponte. O governo timoteense destaca que a liberação da ponte para o tráfego de caminhões e ônibus é resultado de uma articulação e dos esforços que envolveram as lideranças políticas regionais, empresários, associações comerciais e entidades de classe, por meio de audiências públicas, reuniões em Belo Horizonte e Brasília, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para agilizar a restauração desse equipamento. “A mobilização de toda a sociedade para que essa obra fosse executada é um exemplo de que a união é fundamental para a viabilização das demandas regionais. Essa ponte é um importante equipamento de infraestrutura e de logística para a região Leste mineira e vai devolver a normalidade ao fluxo de veículos entre Timóteo e Coronel Fabriciano”, destacou o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys.

Loading

Compartilhe com sua rede!
Meteorologia prevê volume elevado de chuva até o dia 23

Meteorologia prevê volume elevado de chuva até o dia 23

Meteorologia prevê volume elevado de chuva até o dia 23

#333333;”>

#333333;”>Devido ao tempo ainda instável, a Defesa Civil informa que tem permanecido de prontidão para responder a possíveis ocorrências

 

Servidores da Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) de Ipatinga, informaram nesta sexta-feira (17) que as previsões meteorológicas indicam que o período chuvoso neste mês de janeiro irá até a próxima quinta-feira (23). Aqueles que esperavam um abrandamento da temperatura no fechamento do mês inaugural de 2020 devem ter suas expectativas frustradas, porque a última semana do mês promete ser de muito sol e calor. Contudo, a perspectiva para os próximos dias é de grandes precipitações pluviométricas, também como resultado das altas temperaturas registradas na primeira quinzena. As previsões apontam para chuva todos os dias, a partir desta sexta-feira até o dia 23. É projetado para este período um acumulado de até 100 mm, o que deixa todos em alerta com a possibilidade de grande volume de precipitações de forma concentrada. Devido ao tempo ainda instável, a Defesa Civil informa que tem permanecido de prontidão para responder a possíveis ocorrências. Em situações de emergência, o munícipe que precisar de algum apoio deve fazer contato diretamente com o órgão (telefone 199), que funciona anexo ao Corpo de Bombeiros. O cidadão pode ligar ainda nos telefones da Polícia Militar (190) e do próprio Corpo de Bombeiros (193).

Loading

Compartilhe com sua rede!
Brasil é o 3º país em que pessoas passam mais tempo em aplicativos

Brasil é o 3º país em que pessoas passam mais tempo em aplicativos

Brasil é o 3º país em que pessoas passam mais tempo em aplicativos

#333333;”>Em termos reais de perda de tempo navegando em apps, Brasil foi superado apenas pela China e a Indonésia

 

Os brasileiros passaram 3 horas e 40 minutos, em média, utilizando aplicativos (também conhecidos como apps) em 2019. O índice é 35% maior do que em 2017.
As informações são do principal relatório sobre o tema no mundo, da consultoria App Annie. A edição de 2020 foi divulgada na quarta-feira (15). O Brasil ficou na terceira colocação na lista de classificação dos países em termos de tempo gasto em apps, levemente acima da média, com 3 horas e 45 minutos.
O país foi superado pela China, onde as pessoas mexem com esses programas durante quase 4 horas, e a Indonésia, onde o tempo diário chegou a 4 horas e 40 minutos. Em seguida, vêm a Coreia do Sul (3h40) e Índia (3h30). Na comparação entre 2019 e 2017, a China obteve a maior ampliação (60%), seguida pela Índia, o Canadá e a França (25%), a Indonésia (20%) e o Brasil, a Alemanha, Coreia do Sul, o Japão e Reino Unido (15%). No recorte por idade, a chamada geração Z (nascida entre 1997 e 2012) passou 3 horas e 46 minutos por app por mês e teve 150 sessões por mês nos principais aplicativos.
O download anual de aplicativos cresceu 45% nos últimos três anos: saiu de 140 bilhões em 2016 para chegar a quase 204 bilhões em 2019. No Brasil, esse aumento foi de 40%, atingindo cerca de 5 bi no ano passado. Entre as nações, o maior aumento no período foi da Índia: 190%. Tipos de aplicativos Os apps de finanças foram acessados 1 trilhão de vezes em 2019, um crescimento de 100% na comparação com 2017. O Brasil também ficou em terceiro na lista desse tipo de programa, atrás apenas da Índia e da China.
Mas enquanto alguns países já têm a maioria de acessos em carteiras virtuais (China e Coreia do Sul), no Brasil e em outros (como Indonésia, França e Alemanha) as transações digitais são realizadas em sua maioria por apps de bancos. Os apps mais baixados nessa categoria foram Nubank, FGTS, Picpay, Caixa e Mercadopago.
O Brasil seguiu na terceira colocação também no ranking do crescimento em tempo gasto em apps de compras, atrás da Índia e Indonésia. Entre 2018 e 2019, os brasileiros ampliaram em 32% a sua presença nesse tipo de ferramenta. Os apps mais baixados com essa finalidade foram Mercadolivre, Americanas, Magazine Luiza, AliExpress e Wish. A colocação foi mantida também no caso dos apps de entrega de comida. O número de sessões nesse tipo de ferramenta entre os usuários daqui foi de 8 bilhões, ficando atrás dos Estados Unidos (10 bi) e da Indonésia (20 bi).
Nas aplicações voltadas ao entretenimento, o Brasil ficou em 7º lugar no ranking de crescimento entre 2018 e 2019, ainda assim com um índice de 32%. Entre os locais onde o uso desse tipo de app foi maior estão Índia (78%), França (60%) e Japão (58%). Os mais baixados dessa modalidade foram Netflix, Youtube Go, Amazon PrimeVideo, Globoplay e Viki. Entre as redes sociais, o estudo não divulgou ranking mundial, mas registrou a força do app chinês Tik Tok. A lista de mais baixados no Brasil é formada por Whatsapp, Status Saver, Snapchat, Telegram e Hago. Investimentos Já os gastos com aplicativos aumentaram 110%, passando de US$ 55 bilhões para US$ 120 bilhões no mesmo período. Os jogos são responsáveis por 72% do faturamento. A China aumentou 190% nos últimos três anos, chegando a acumular 40% do mercado mundial. Em 2019, foram gastos US$ 190 bilhões em publicidade em dispositivos móveis. Neste ano, a projeção da consultoria é de que essa movimentação chegue a US$ 240 bilhões. Internet das Coisas O documento destaca o papel dos apps no ambiente interconectado que vem sendo chamado de Internet das Coisas. Nos Estados Unidos, os apps mais baixados para esse tipo ecossistema foram os assistentes Alexa e Google Home, o agregador de serviços audiovisuais Roku, o sistema de videogame Xbox, o sistema de segurança doméstica Ring e o aplicativo vinculado a um relógio conectado Fitbit. (Jonas Valente – Repórter da Agência Brasil )

Loading

Compartilhe com sua rede!
Terceira morte relacionada à síndrome nefroneural é confirmada em Belo Horizonte

Terceira morte relacionada à síndrome nefroneural é confirmada em Belo Horizonte

Terceira morte relacionada à síndrome nefroneural é confirmada em Belo Horizonte

 

Um homem morreu na madrugada desta quinta-feira (16) com suspeita de síndrome nefroneural. A vítima é Milton Pires, de 89 anos, que estava internado no Hospital Mater Dei, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Este é o terceiro óbito associado à condição clínica, que pode estar relacionada à presença de dietilenoglicol na cerveja Belorizontina, da Backer.
O corpo passa por necrópsia. Na quarta-feira (15), Antônio Marcio Quintão de Freitas, de 68 anos, que também estava internado no Mater Dei, morreu. Já em 7 de janeiro, o bancário Paschoal Demartini Filho, de 55 anos, que é natural de Ubá, morreu na Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Conforme a Polícia Civil (PC), foi confirmada a presença de dietilenoglicol no sangue de Paschoal. Os números não incluem a morte de uma mulher em Pompéu, na região Central de Minas, que pode ser mais um óbito relacionado à síndrome.
A vítima, de 60 anos, esteve em Belo Horizonte no fim do ano passado e, segundo a prefeitura da cidade, consumiu a cerveja Belorizontina. A Polícia Civil foi notificada de 18 casos da síndrome nefroneural por contaminação com o dietilenoglicol, sendo que 14 estão em investigação e quatro foram confirmados. O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) revelou nessa quarta que subiu para sete o número de lotes da Belorizontina contaminados por dietilenoglicol. A substância tóxica foi encontrada nos lotes L2 1354, L2 1348, L2 1197, L2 1604, L2 1455, L2 1464, da Belorizontina, e no L2 1348, da Capixaba (cerveja que é produzida no mesmo tanque da Belorizontina). Mais: Procon e Vigilância Sanitária de Ipatinga estão autorizados a receber cerveja Belorizontina Investigação aponta água contaminada O Mapa também apontou que a água usada para fabricar a Belorizontina estava contaminada com o dietilenoglicol. “A gente conseguiu evidenciar que a água que tem contaminação está sendo usada no processo cervejeiro.
A gente não consegue afirmar de que forma ocorre essa contaminação, se é nesse tanque de água gelada ou em uma etapa anterior. Nenhuma hipótese pode ser descartada: sabotagem, uso incorreto do dietilenoglicol ou vazamento de uma solução para dentro da água”, afirma o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Mapa, Carlos Vitor Müller. Recomendação é não beber a belorizontina A Backer orientou, na terça-feira (14), que os consumidores não tomem qualquer lote do produto e nem da cerveja Capixaba. “Eu não sei o que está acontecendo.
A Backer nunca comprou o dietilenoglicol”, afirmou a diretora de marketing da fábrica, Paula Lebos. A declaração foi dada um dia após a polícia informar que a substância foi encontrada em um dos tanques de resfriamento da cervejaria. (Com informações da Rádio Itatiaia BH)

Loading

Compartilhe com sua rede!
Ipatinga intensifica combate a focos do Aedes aegypti

Ipatinga intensifica combate a focos do Aedes aegypti

Ipatinga intensifica combate a focos do Aedes aegypti

#333333;”>Durante a apuração do LIRAa, foi observado que os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro dos domicílio

 

Após o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano apontar infestação de 5,3% do mosquito em Ipatinga, um aumento de 2,9% em relação à sondagem realizada em outubro passado, a administração municipal informou que já prepara uma ação para combater o inseto nos bairros que apresentaram índices mais elevados.
Entre os bairros que registraram números mais preocupantes estão Bom Jardim, Ferroviários, Horto e região industrial – 10,6%; Esperança e Ideal – 7%; Limoeiro, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Chácaras Oliveira e Barra Alegre – 6,2%, e Caravelas e Jardim Panorama – 5,3%. “Não podemos tratar dessa questão de forma negligente, ao mesmo tempo em que também não queremos propagar um quadro aterrorizante.
Temos que ter responsabilidade, fazendo o que precisa ser feito no ataque incisivo aos focos e, acima de tudo, levando ao conhecimento da população em que, objetivamente, ela precisa participar. No que se refere às doenças por arboviroses, nós ainda não vivemos uma epidemia, mas os números do LIRAa sinalizam que a situação pode ficar preocupante na macrorregião do Vale do Aço”, avaliou o prefeito Nardyello Rocha.
Causa climática e focos A explicação da Secretaria Municipal de Saúde para o crescimento dos focos do mosquito Aedes aegypti é a associação entre o período chuvoso e o clima quente, propício à eclosão dos ovos que formam as larvas. De acordo com o Ministério da Saúde, o percentual é considerado de alerta quando está entre 1% e 3,9%. A situação de risco para uma epidemia ocorre quando o número é igual ou superior a 4%. O índice satisfatório e tolerável é abaixo de 1%.
Durante a apuração do LIRAa, foi observado que os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro dos domicílios. “Diante dessas circunstâncias, nós estamos traçando planos, inclusive nas escolas, e ainda fazendo um apelo à população para que cuide e, se necessário for, comunique à Prefeitura de Ipatinga, de modo que encaminhemos nossos agentes de combate a endemias até às residências para juntos vencermos essa batalha”, frisou ainda o prefeito. Larvicida reduzida Além do clima favorável à proliferação dos focos do mosquito Aedes aegypti, outra situação apontada pela Administração pública para o alto índice larvário é a quantidade reduzida de larvicida enviada pelo Governo do Estado. Utilizada no controle de vetores, desde dezembro a entrega da substância está sendo aguardada. “Além dos R$ 80 milhões que o Governo do Estado deve ao município, só na saúde, ele ainda está entregando em pouca quantidade substâncias importantes utilizadas nas ações de combate ao vetor, como exemplo o larvicida. Em relação a isso, já pedi que seja feito levantamento de preço do larvicida e não descarto a possibilidade de compra, mas é lamentável vermos um quadro desses”, frisou Nardyello.
Doenças controladas Embora o primeiro LIRAa de 2020 tenha mostrado números preocupantes, os casos de dengue, chikugunya e zika ainda permanecem controlados. Entre maio e junho de 2018 eram 715 casos de chikugunya para cada 100 mil habitantes, sendo que hoje são apenas seis casos para o mesmo grupo, informa o Executivo.

Loading

Compartilhe com sua rede!
Bolsonaro eleva salário mínimo para R$ 1.045

Bolsonaro eleva salário mínimo para R$ 1.045

Bolsonaro eleva salário mínimo para R$ 1.045

#333333;”>Presidente explica que reajuste decorre da inflação mais alta em 2019

 

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciaram na tarde de hoje (14), em Brasília, que o salário mínimo de 2020 será elevado de R$ 1.039 para R$ 1.045. Uma medida provisória (MP) será editada pelo presidente nos próximos dias para oficializar o aumento. “Nós tivemos uma inflação atípica em dezembro, a gente não esperava que fosse tão alta assim, mas foi em virtude, basicamente, da carne, e tínhamos que fazer com que o valor do salário mínimo fosse mantido, então ele passa, via medida provisória, de R$ 1.039 para R$ 1.045, a partir de 1º de fevereiro”, afirmou Bolsonaro no Ministério da Economia, ao lado de Guedes.
O presidente e o ministro se reuniram duas vezes ao longo do dia para debaterem o assunto. No final do ano passado, o governo editou uma MP com um reajuste de 4,1% no mínimo, que passou de R$ 998 para R$ 1.039. O valor correspondia à estimativa do mercado financeiro para a inflação de 2019, segundo o Índice Nacional do Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Porém, o valor do INPC acabou fechando o ano com uma alta superior, de 4,48%, anunciada na semana passada e, com isso, deixou o novo valor do mínimo abaixo da inflação. Por lei, esse é o índice usado para o reajuste do salário mínimo, embora a inflação oficial seja a medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou o ano de 2019 em 4,31%. “Nós vamos ter que achar os recursos para fazer isso, mas o mais importante é o espírito que o presidente defendeu, da carta constitucional, que é a preservação do poder de compra do salário mínimo”, afirmou Paulo Guedes.
Segundo o ministro, com o novo aumento, o impacto nas contas públicas será de cerca de R$ 2,3 bilhões, que poderão ser compensados com R$ 8 bilhões de arrecadação extra prevista pelo governo. “Nós já temos, eu prefiro não falar da natureza do ganho, que vai ser anunciado possivelmente em mais uma semana, nós já vamos arrecadar mais R$ 8 bilhões. Não é aumento de imposto, não é nada disso. São fontes que estamos procurando, nós vamos anunciar R$ 8 bilhões que vão aparecer, de forma que esse aumento de R$ 2,3 bilhões vai caber no orçamento”, informou o ministro. Ainda segundo ele, caso não seja possível cobrir o aumento de gasto no orçamento para custear o valor do mínimo, o governo não descarta algum contingenciamento.
Até o ano passado, a política de reajuste do salário mínimo, aprovada em lei, previa uma correção pela inflação mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país). Esse modelo vigorou entre 2011 e 2019. Porém, nem sempre houve aumento real nesse período porque o PIB do país, em 2015 e 2016, registrou retração, com queda de 7% nos acumulado desses dois anos.
O governo estima que, para cada aumento de R$ 1 no salário mínimo, as despesas elevam-se em R$ 355,5 milhões, principalmente por causa do pagamento de benefícios da Previdência Social, do abono salarial e do seguro-desemprego, todos atrelados ao mínimo. (Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil Brasília)

Loading

Compartilhe com sua rede!
Verified by MonsterInsights