Rep.Comercial: Eng° Moysés | (31) 3827-2297 | (31) 98428-0590 valeonbrasil@gmail.com
Governo decide trazer brasileiros que estão na China

Governo decide trazer brasileiros que estão na China

Governo decide trazer brasileiros que estão na China

Serão trazidos brasileiros que estão em Wuhan, epicentro do coronavírus, e que manifestarem desejo de retornar ao Brasil

#333333;”>Por meio de nota conjunta emitida neste domingo(2), o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa anunciaram que o governo brasileiro adota todas as medidas necessárias para trazer de volta ao Brasil os cidadãos brasileiros que se encontram na província de Hubei, especificamente na cidade de Wuhan, na China, região de origem da epidemia do coronavírus.
#333333;”>Serão trazidos todos os brasileiros que se encontram naquela região e que manifestarem desejo de retornar ao Brasil. A nota também foi publicada pelo Twitter do Ministério das Relações Exteriores. Assim que chegarem ao Brasil, eles deverão ser submetidos a quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde.
#333333;”> O Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, trabalha na elaboração do plano de voo da aeronave, possivelmente fretada, que será enviada à China. Duas brasileiras, que se encontravam em Wuhan e também possuíam nacionalidade portuguesa, já embarcaram em voo francês que transportou cidadãos da União Europeia. Elas farão quarentena em Portugal. (Com informações: Agência Brasil)

Loading

Compartilhe com sua rede!
Uma reclamação de um cliente pode levar a uma descoberta…

Uma reclamação de um cliente pode levar a uma descoberta…

Uma reclamação de um cliente pode levar a uma descoberta…

#333333;”>A história começa quando o gerente da divisão de carros da Pontiac, da GM dos EUA, recebeu uma curiosa carta de reclamação de um cliente. Eis o que ele escreveu:

#333333;”>’Esta é a segunda vez que mando uma carta para vocês, e não os culpo por não de responder. Eu posso parecer louco, mas o fato é que nós temos uma tradição em nossa família, que é a de tomar sorvete depois do jantar.

#333333;”>Repetimos este hábito todas às noites, variando apenas o tipo do sorvete, e eu sou o encarregado de ir comprá-lo. Recentemente comprei um novo Pontiac e, desde então, minhas idas à sorveteria se transformaram num problema.

#333333;”>Sempre que eu compro sorvete de baunilha, o carro não funciona, mas se compro qualquer outro tipo de sorvete, o carro funciona normalmente. O fato é que estou muito irritado com meu Pontiac’.

#333333;”>A carta gerou tantas piadas do pessoal da GM que o presidente da empresa acabou recebendo uma cópia da reclamação. Ele resolveu levar a sério e mandou um engenheiro conversar com o autor da carta. Então, foram juntos à sorveteria no fatídico Pontiac, onde o engenheiro sugeriu sabor baunilha para testar a reclamação e o carro efetivamente não funcionou.

#333333;”>O funcionário da GM voltou nos dias seguintes e só variou o sabor do sorvete. Mais uma vez, o carro só não pegava, quando o sabor escolhido era baunilha.

#333333;”>O problema acabou virando uma obsessão para o engenheiro, que fez experiências diárias, anotou todos os detalhes possíveis e, depois de duas semanas, chegou à primeira grande descoberta: quando escolhia baunilha, o comprador gastava menos tempo, porque não precisava ficar escolhendo o tipo de sorvete.

#333333;”>Examinando o carro, o engenheiro fez nova descoberta: com o tempo de compra reduzido no caso da baunilha, em comparação com o tempo dos outros sabores, o motor não chegava a esfriar. Com isso, os vapores de combustível não se dissipavam, impedindo que a nova partida fosse instantânea.

#333333;”>A partir deste episódio, a Pontiac mudou o sistema de alimentação de combustível e introduziu a alteração em todos os modelos a partir desta linha.

#333333;”>Mais que isso, o autor da reclamação ganhou um carro novo, além da reforma do que não pegava com sorvete de baunilha.

#333333;”>A GM distribuiu também um memorando interno, exigindo que seus funcionários levem a sério até as ‘reclamações mais estapafúrdias, porque pode ser que uma grande inovação esteja por trás de um sorvete de baunilha’ diz a carta da GM.

#333333;”>Isso serve para as empresas que não têm o costume de dar atenção a seus clientes, tratando-os até mal. Com certeza esse consumidor americano comprará um outro Pontiac, porque qualidade não está dentro da empresa, está também no atendimento que despendemos aos nossos clientes.

#333333;”>“Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.”

#333333;”>Immanuel Kant

Loading

Compartilhe com sua rede!
Sem vacina e tratamento específico, higienização das mãos é a melhor forma de prevenção ao novo coronavírus

Sem vacina e tratamento específico, higienização das mãos é a melhor forma de prevenção ao novo coronavírus

Sem vacina e tratamento específico, higienização das mãos é a melhor forma de prevenção ao novo coronavírus

#333333;”>“No Brasil, a classificação de risco subiu de alerta para perigo iminente” No dia 30 de janeiro a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública de interesse internacional as infecções pelo novo coronavírus. Um dia antes o diretor-executivo do programa de emergências da organização, Michael Ryan, já havia afirmado que 2% dos casos de infecção confirmados até o momento resultaram em morte – o número equivale a 170 pessoas. No Brasil, apesar de nenhum caso ter sido confirmado, há nove casos suspeitos, um deles em Belo Horizonte. Com o aumento das suspeitas, o Ministério da Saúde elevou a classificação de risco de “alerta” para “perigo iminente”. O aumento do grau de risco indica a existência de suspeita real de infecção pelo novo coronavírus. O próprio nome revela. O perigo iminente aumenta a atenção do serviço de saúde. O poder público, por exemplo, cria centros de informações, com publicações praticamente diárias de dados. O balanço oficial da doença, divulgado dia 30, aponta o registro de 7.700 casos confirmados e 170 mortes na China, além de pacientes infectados na Alemanha, Austrália, Camboja, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, EUA, Finlândia, França, Japão, Malásia, Nepal, Singapura, Sri Lanka, Tailândia e Vietnã. A nova mutação, também conhecida como 2019-nCoV, apareceu inicialmente em Wuhan, capital da província de Hubei, na China, e rapidamente se espalhou. As pessoas infectadas apresentam febre, tosse, falta de ar e dificuldade em respirar. Apesar da falta de informações sobre o novo coronavírus, o Brasil conta com plano de contingência de doenças respiratórias agudas, criado, principalmente, devido à epidemia de Sars (outra variação do coronavírus), em 2002, e utilizado durante o surto de Mers, em 2012. O plano fornece orientações aos médicos que tiverem de tratar um paciente infectado. Quando houve o surto de Sars, a discussão sobre um plano maior começou a acontecer e um documento foi elaborado. Já tivemos a oportunidade de colocar isso a prova, mas é difícil dizer se estamos realmente preparados, até porque ninguém sabe ainda a dimensão que essa epidemia vai ter dessa vez. A prevenção deve ser feita por meio da higienização das mãos. As pessoas também devem evitar contato com pacientes infectados. Entretanto, por mais que as medidas possam parecer ineficientes, são as mais eficazes, dada a situação atual, com falta de vacina e de tratamento específico para a doença. * Infectologista e diretor do Hospital Felício Rocho

Loading

Compartilhe com sua rede!
Parque Ipanema recebe campanha de conscientização para o carnaval

Parque Ipanema recebe campanha de conscientização para o carnaval

Parque Ipanema recebe campanha de conscientização para o carnaval

Conforme o governo municipal, uma tenda será montada para receber profissionais do Departamento de Atenção Básica (DAB) e do Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias de Ipatinga (CCDIP)

#333333;”>Recentemente, o Ministério da Saúde informou que o uso do preservativo no Brasil vem caindo com o passar do tempo, principalmente entre o público jovem. O dado é ainda mais preocupante porque, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os dias ocorrem 1 milhão de novas infecções. Neste cenário, doenças antigas, como a sífilis, por exemplo, ainda hoje podem ser consideradas uma epidemia. Pensando no combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Secretaria de Saúde de Ipatinga, em parceira com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, prepara para este sábado (1) o lançamento do “Bloco da Saúde”, uma campanha de prevenção às ISTs antecipada do feriado prolongado de carnaval. A ação será desenvolvida no Parque Ipanema, de 8h30 as 11h. Conforme o governo municipal, uma tenda será montada para receber profissionais do Departamento de Atenção Básica (DAB) e do Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias de Ipatinga (CCDIP), que vão distribuir panfletos informativos e preservativos. Além disso, um carro alegórico com músicos da Escola TOM – Tenente Osvaldo Machado e artistas da Escola Municipal de Artes Cênicas (EMAC) será utilizado para chamar atenção do público presente. “Sabemos que muitas pessoas aproveitam este feriado para se esbaldarem nas festas e, não raro, faltam atitudes de prudência. A orientação que a gente dá é que a prevenção é a melhor forma de se proteger contra as ISTs como a Trinomoníase, Herpes Genital, Condiloma Acuminado, Sífilis, Gonorreia e HIV”, frisa Marcela Reis, coordenadora em Saúde da Atenção Básica.

Loading

Compartilhe com sua rede!
Faculdade Única é selecionada em projeto do Governo Federal

Faculdade Única é selecionada em projeto do Governo Federal

Faculdade Única é selecionada em projeto do Governo Federal

De acordo com o coordenador de Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Única de Ipatinga, Max Gonçalves, esta é a primeira vez que a instituição participa da seleção e que o resultado não poderia ter sido melhor

#333333;”>O Projeto Rondon, do Governo Federal, terá a participação da Faculdade Única. A instituição se inscreveu para participar de dois editais: Portal dos Sertões e Lobo-Guará, sendo que, deste último, o resultado será divulgado em fevereiro. Na operação Portal dos Sertões, a Faculdade Única foi a melhor instituição de Minas Gerais, no Conjunto B, divulgou a instituição. Já na classificação geral, que conta com outros dois editais, ficou em 3º lugar. O Projeto Rondon é considerado um dos mais importantes projetos de extensão do mundo. De acordo com o coordenador de Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Única de Ipatinga, Max Gonçalves, esta é a primeira vez que a instituição participa da seleção e que o resultado não poderia ter sido melhor. “A escolha da Faculdade Única para participar deste projeto de grande importância nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e só reafirma o nosso compromisso e o reconhecimento do selo de instituição socialmente responsável, que foi concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)”. O Projeto Rondon tem a coordenação do Ministério da Defesa, em parceria com diversos ministérios e com a Secretaria de Governo da Presidência da República. Ele é realizado também em parceria com as instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento local sustentável de comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Operação Portal dos Sertões O edital da operação Portal dos Sertões foi aberto para as instituições de ensino de todo o país. A Faculdade Única participou do edital do Conjunto B que abrange as áreas da Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. Durante 15 dias, dois professores acompanharão oito alunos, que serão selecionados por meio de edital. “Os alunos escolhidos terão que se doar neste projeto, mas será uma experiência única, que eles não encontrarão em nenhuma cidade aqui da nossa região”, afirmou o diretor-executivo do Grupo Educacional Prominas, William José Ferreira. “A troca de experiência e o aprendizado ao terem contato com a realidade destas comunidades com baixo IDH farão toda a diferença na formação do aluno”, completou. O trabalho, que será realizado em cidades do interior da Bahia, consiste no desenvolvimento de ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades. Entre as atividades que serão executadas estão oficinas, como a de educação ambiental para professores, saneamento básico e uso sustentável da água, reciclagem e agricultura familiar.

Loading

Compartilhe com sua rede!
Jovens empreendem em meio à conjuntura do desemprego

Jovens empreendem em meio à conjuntura do desemprego

Jovens empreendem em meio à conjuntura do desemprego

Atualmente, o Sebrae atende a 16 mil pessoas por ano no Vale do Aço

#333333;”>Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o número de pessoas desocupadas com idade entre 18 e 24 anos em Minas Gerais cresceu em 2019, em relação ao ano anterior, e chegou a 31,7%.
#333333;”>Em meio à crise econômica nacional, com retração nas vendas e a redução de custos com empregados nas empresas, jovens veem na inovação uma forma de sobreviver.
#333333;”>Isso faz com que ocorra um aumento nas iniciativas de empreendedorismo, às vezes por necessidade, às vezes por opção.
#333333;”>E para driblar a falta de vagas de trabalho e oportunidades de crescimento, a nova geração passa a utilizar a criatividade. “Nos últimos anos houve uma tendência de os jovens partirem para o empreendedorismo por necessidade”, afirma Feliphe da Costa, analista do Sebrae em Ipatinga, em entrevista ao Diário do Aço. Entretanto, de acordo com o analista, o conceito vai além do senso comum de abrir empresas e, sim, está ligado à realização de objetivos reais. “Por exemplo, se você quer viajar o mundo, você tem que empreender para que isso aconteça, a não ser que você nasça em ‘berço de ouro’, você tem que empreender para construir”, comenta Feliphe.
#333333;”>O analista conta também que, ao empreender por opção, o jovem se encaminha para segmentos não tradicionais como startups, empresas com capacidade de se replicar e potencial de gerar renda, entretanto, têm um número alto de mortalidade. Já os jovens que empreendem por necessidade acabam por escolher o setor tradicional, segmentos mais atrativos e de baixo custo inicial como o setor de comércio varejista de roupas, alimentos e prestação de serviços.
#333333;”>Além dessa diferença de segmentos, é importante distanciar o empreendedorismo por opção do empreendedorismo por necessidade, para que não seja criada uma falsa sensação de alívio e entusiasmo, diante da conjuntura nacional. Dados do IBGE apontam que, no último trimestre do ano passado, 41,4% da parcela de pessoas ocupadas no país estavam em situação de trabalho informal.
#333333;”>Ou seja, quase metade dos trabalhadores está em instabilidade econômica e sem direitos trabalhistas como décimo terceiro salário, seguro-desemprego e FGTS. Charles William Lucas Richard teve oportunidade e pôde escolher um ramo de negócio Formalização Uma oportunidade de sair da informalidade é criar o Microempreendedor Individual (MEI), que possui algumas vantagens em relação ao mercado informal, como benefícios do INSS e abertura de CNPJ.
#333333;”>Esse recurso representa 60% do total de empresas do Brasil, por ser uma ferramenta que, apesar das limitações, é de fácil manuseio e trabalho. Oportunidade Para Lucas Richard, de 25 anos, o caminho para o empreendedorismo foi por oportunidade. Ele começou aos 18 anos como auxiliar em um negócio de conserto de celular. O técnico gostou da área e, ao estudar, viu uma oportunidade de abrir seu próprio negócio. Atualmente Lucas empreende no centro de Ipatinga e utiliza a ferramenta de Microempresa (ME). “Comecei no MEI, utilizei por bastante tempo, mas à medida que fomos crescendo, pelas limitações da ferramenta, não conseguimos mais utilizar o MEI, hoje nós somos ME, Microempresa”, comenta. Ele ainda aponta que a educação continuada é uma necessidade. “Se você não estuda você fica para trás, então todo o ano a gente investe em equipamentos novos, conhecimento e estudo tanto sobre a área quanto sobre o mercado.
#333333;”>Estudamos para ser e fazer o diferente e, dessa forma, poder crescer”, comenta Lucas, ao ser perguntado sobre a estrutura do seu negócio. Para o analista do Sebrae, o empreendedor deve estruturar seu projeto de negócio como forma de minimizar possíveis percalços, e fazer com que o trabalhador possa ter uma qualidade de vida melhor junto ao seu negócio. “O planejamento minimiza o impacto de uma decisão errada, mas não necessariamente é uma garantia de sucesso. Mas tem negócios que não se planejam e logo após algum tempo apresentam problemas reais de gestão, e tem outros negócios que se planejam e dão certo”, comenta Feliphe da Costa.
#333333;”>Atendimento Atualmente, o Sebrae atende a 16 mil pessoas por ano no Vale do Aço. O serviço pode ser utilizado por aquelas pessoas que vão iniciar um negócio ou que já estão no mercado, a fim de sanar dúvidas e estruturar seu projeto de negócio. A entidade atua em duas vertentes: com o Estado, o Sebrae promove o desenvolvimento econômico local, um exemplo disso são as salas mineiras localizadas nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, onde as empresas recebem assessoria de informações; com as empresas, onde fornece suporte empresarial individual, por meio de consultorias, com atividades coletivas presenciais ou online a custos subsidiados. (Charles William sob supervisão de Alex Ferreira)

Loading

Compartilhe com sua rede!
Administração de Coronel Fabriciano pede isenção da conta de água e taxa de esgoto para vítimas da chuva

Administração de Coronel Fabriciano pede isenção da conta de água e taxa de esgoto para vítimas da chuva

Administração de Coronel Fabriciano pede isenção da conta de água e taxa de esgoto para vítimas da chuva

No documento, com data do dia 28 de janeiro, o chefe do Executivo reivindica a suspensão da conta por um período de 90 dias, retroativo a janeiro

#333333;”>O governo de Coronel Fabriciano entrou com um pedido de isenção da cobrança da conta de água e taxa de esgoto da Copasa para famílias atingidas pela chuva que atingiu a cidade na última semana. O ofício foi encaminhado pelo prefeito Marcos Vinicius ao presidente da concessionária, Carlos Eduardo Tavares de Castro. No documento, com data do dia 28 de janeiro, o chefe do Executivo reivindica a suspensão da conta por um período de 90 dias, retroativo a janeiro. O documento foi entregue pelo secretário de Governança Política, Everton Campos, à gestora de Relações Institucionais da Copasa, Joice Solano, em Belo Horizonte. Estragos No município, 420 pessoas foram desalojadas. Deste total, 147 já voltaram para suas moradias. Três pessoas foram desabrigadas e houve registro de um óbito. Os dados são do Comitê de Crise atualizados na quinta-feira (30). Entre os dias 23 e 26 de janeiro, choveu 239 milímetros – 61% do volume esperado para janeiro em Fabriciano, estimado em 390 milímetros. Já o rio Piracicaba atingiu 9,5 metros – acima dos 6,20 metros que ocorre o transbordamento – e represou o Ribeirão Caladão, gerando estragos e alagamentos em diversos bairros da cidade. Taxa de esgoto O governo municipal informa ainda que aguarda a decisão judicial sobre a suspensão da cobrança da taxa de esgoto para os demais munícipes. A ação civil pública contra a Copasa foi ajuizada no dia 7 de janeiro de 2019 junto a Vara da Fazenda Pública da Comarca. Neste processo, o Executivo exige que a Copasa cumpra a legislação municipal e as cláusulas contratuais (Lei 3.139/2003), e realize o tratamento efetivo de 100% do esgoto e da água do município, para então justificar a cobrança da taxa de esgoto.

Loading

Compartilhe com sua rede!
Bolsonaro anuncia R$ 892 milhões para cidades atingidas pela chuva

Bolsonaro anuncia R$ 892 milhões para cidades atingidas pela chuva

Bolsonaro anuncia R$ 892 milhões para cidades atingidas pela chuva

Anúncio foi feito em Belo Horizonte, após presidente sobrevoar a área

#333333;”>O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje (30) a liberação de R$ 892 milhões em recursos federais para ações de reconstrução da infraestrutura em municípios atingidos pelas fortes chuvas que ocorrem na região Sudeste há mais de uma semana, principalmente em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito em Belo Horizonte, após o presidente se reunir com ministros e o governador do estado, Romeu Zema.
Eles fizeram um sobrevoo sobre algumas das áreas mais atingidas pelas chuvas. Os recursos serão liberados por meio de medida provisória, que abre um crédito extraordinário em favor do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). “Estamos trabalhando ombro a ombro para buscar mitigar os problemas ocorridos com essa catástrofe, que aconteceu nos último dias”, afirmou Bolsonaro, em um breve pronunciamento à imprensa.
O presidente retorna a Brasília ainda na tarde desta quinta-feira. Segundo o governo de Minas Gerais, até agora 55 pessoas morreram no estado em decorrência das chuvas e cerca de 30 mil estão desabrigadas. Nos três estados mais atingidos pelas chuvas, um total de 123 municípios teve situação de emergência reconhecida pelo governo federal. “Parece-me que o pior já ficou para trás, mas o estado estará atento a tudo”, disse o governador Romeu Zema. O ministro Gustavo Canuto, do Desenvolvimento Regional, afirmou que pasta vai montar uma força-tarefa para receber e processar os pedidos solicitados pelas prefeituras o mais rápido possível. “O sistema nacional de proteção e defesa civil funcionou em suas três esferas, municipal, estadual e federal.
Aqui, o presidente Jair Bolsonaro, numa demonstração clara da preocupação dos os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, disponibilizando R$ 1 bilhão para as ações de restabelecimento de serviços essenciais, reconstrução de todas as estruturas danificadas. Os municípios devem apresentar essas demandas ao Ministério do Desenvolvimento Regional”.
Além da liberação de recursos extras, o governo federal informou que tem atuado, por meio do Ministério da Saúde, na distribuição de mais de duas toneladas de medicamentos paras a regiões mais atingidas. O pagamento do Bolsa Família e o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as vítimas das chuvas também será antecipado.

Loading

Compartilhe com sua rede!
Trem de passageiros volta a circular na quinta-feira

Trem de passageiros volta a circular na quinta-feira

Trem de passageiros volta a circular na quinta-feira

Velocidade será reduzida em alguns trechos para garantir a segurança das pessoas

#333333;”>O trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas volta a circular nesta quinta-feira (30), informa a Vale. O serviço foi suspenso temporariamente nos últimos dias em razão das fortes chuvas registradas em Minas Gerais. A circulação voltará nos dois sentidos (BH-Vitória e Vitória-BH). A velocidade será reduzida em alguns trechos para garantir a segurança das pessoas. Os passageiros que tiveram a viagem cancelada durante a suspensão têm a opção de pedir o reembolso do bilhete comprado ou a remarcação de passagem, sem custo adicional, no prazo de até 30 dias. Conforme a Vale, a manutenção preventiva dos túneis de Sabará e Marembá também foi adiada em razão das chuvas. O procedimento, que estava marcado para ocorrer entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro, será executado de 3 a 14 de fevereiro. A atividade é necessária para garantir a segurança da operação ferroviária. Nesse período, o embarque de passageiros será alterado entre as estações Belo Horizonte e João Monlevade, em Minas Gerais. A previsão é que o trajeto seja totalmente regularizado no dia 15 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas por meio do Alô Ferrovias (0800 285 7000), canal de atendimento gratuito mantido pela Vale para esclarecimento de dúvidas, críticas e sugestões.

Loading

Compartilhe com sua rede!
Trem de passageiros volta a circular na quinta-feira

Bolsonaro vai sobrevoar quinta-feira áreas de catástrofe em MG

Bolsonaro vai sobrevoar quinta-feira áreas de catástrofe em MG

Mais de 100 municípios do estado tiveram situação de emergência decretada

#333333;”>O presidente Jair Bolsonaro anunciou que vai sobrevoar nesta quinta-feira (30) áreas atingidas pela chuvas em Minas Gerais. A agenda ocorrerá no período da tarde, informou o Palácio do Planalto. Mais de 100 municípios do estado tiveram situação de emergência decretada em decorrência dos estragos causados, incluindo alagamentos, desmoronamento de construções, transbordamento de rios e deslizamento de terras. Até agora, as chuvas já provocaram 54 mortes no estado. O boletim divulgado pela Defesa Civil estadual informa que o maior número de óbitos foi registrado em Belo Horizonte (13). Em seguida vêm Betim (seis); Ibirité e Luisburgo (cinco, em cada). Quarenta e duas pessoas morreram soterradas e 11 afogadas ou por outras causas, após serem arrastadas pelas águas. O último levantamento indica que, em todo o estado, há 38.703 pessoas desalojadas, ou seja, que tiveram que deixar suas casas e, provisoriamente, ir para a casa de parentes ou amigos. Além disso, 8.157 pessoas, sem ter para onde ir, buscaram abrigos, na maioria das vezes improvisados, em escolas ou igrejas. Em memória das vítimas, foi respeitado um minuto de silêncio durante um evento do presidente Jair Bolsonaro com cantores sertanejos, no Palácio do Planalto, durante a manhã desta quarta-feira. No último domingo (26), o governo federal informou que foram disponibilizados R$ 90 milhões, de forma imediata, aos municípios atingidos por chuvas desde 17 de abril. Os recursos são procedentes do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Loading

Compartilhe com sua rede!
Verified by MonsterInsights