Representantes Comercial: Pr Gilmar (31) 98719-4997 Eng° Moysés | (31) 3827-2297 | (31) 9 8428-0590 valeonbrasil@gmail.com

Professor do Cefet de Timóteo mapeia leitos disponíveis e casos de covid-19

Conforme o professor, o primeiro mapa teve inspiração em um levantamento similar desenvolvido pelo campus do Instituto Federal de Minas Gerais de Ouro Preto

Com o objetivo de contribuir para maior conscientização da necessidade de se manter as medidas de distanciamento social, o professor do campus Timóteo do Cefet-MG, doutor em geografia, Romerito Valeriano, mapeou a disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas microrregiões de Minas Gerais e a incidência dos casos confirmados de covid-19 na Região Metropolitana do Vale do Aço.
Conforme o professor, o primeiro mapa teve inspiração em um levantamento similar desenvolvido pelo campus do Instituto Federal de Minas Gerais de Ouro Preto. “No entanto, optei em trabalhar com microrregiões e não com os limites dos municípios, porque os leitos de UTI de um município não atendem apenas a população dele, e devem estar disponíveis para também atender a população vizinha.
Para criar esse mapa, utilizei as informações do banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou. Já no segundo mapa desenvolvido é exibida a distribuição espacial dos casos confirmados de covid-19 no Colar Metropolitano do Vale do Aço. “Nesse mapa mostra a incidência de casos, ou seja, é dividido a quantidade de casos de coronavírus pela quantidade populacional do município.
Essa é uma forma de saber a real situação da doença nas localidades e também para saber aonde que o vírus está se deslocando ao longo do tempo. Já no próximo mês, serão criados mapas com dados mais recentes da doença e dos leitos disponíveis”, citou Romerito. Contribuições O professor Romerito também relatou que esse projeto teve início em março deste ano e é desenvolvido apenas por ele, por enquanto. “Durante a pandemia, a criação desse projeto foi uma forma encontrada para fazer a diferença, mesmo com as aulas suspensas por tempo indeterminado.
Acredito que esses mapas serão muito úteis para acompanhar a evolução dos casos de covid-19 e a disponibilidade de leitos. Além disso, contribuirão para a tomada de decisões por partes dos governantes e para o desenvolvimento de outras pesquisas de combate ao coronavírus”, concluiu.
Os dados estão disponíveis à consulta pública no site www.timoteo.cefetmg.br. Dados Até essa segunda-feira (18), somente as quatro cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço registravam 83 casos confirmados de covid-19 (Ipatinga 45, Timóteo 16, Coronel Fabriciano 10 e Santana do Paraíso 12).

“O futuro pertence aos que assumem risco, não aos que buscam segurança.
Quanto menos você busca segurança e mais busca oportunidade, mais segurança você terá.” – Brian Tracy

VALEON É TOP – A SUA PLATAFORMNA ONLINE DE DIVULGAÇÃO Site: https://valedoacoonline.com.br/ ou App Android Valeon Entre em contato conosco: Fones: (31) 3827-2297 / (31) 98428-0590 / (31) 99265-6391 OU valeonbrasil@gmail.com

 

Notícias

Encontre o que você procura!

Procurando produtos, profissionais ou serviços especializados?

show blocks helper

 2 total views,  1 views today

Compartilhe com sua rede!