O impacto do novo coronavírus: 7 metas
que qualquer empresa precisa rever
#333333;”>Valeon é Top uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que tem
#333333;”>potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias, oferecendo produtos que tem capacidade de escala de atrair empresários e consumidores, informa:
#333333;”>Mariana Fonseca
#333333;”>A epidemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, infectou mais de 100 mil pessoas e já causou quase 4 mil mortes. O impacto se vê não apenas na saúde, mas também na macroeconomia e na operação de
#333333;”>diversas empresas.
#333333;”>O novo coronavírus já está sendo considerado o cisne negro de 2020 pelo fundo Sequoia Ventures, do Vale do Silício (Estados Unidos). Criado pelo autor Nassim Taleb, o termo significa um evento raro, com consequências
#333333;”>imprevisíveis e de grandes proporções.
#333333;”>“Vemos bancos centrais reduzindo a taxa de juros a uma velocidade nunca antes vista, para tentar incentivar velocidade nos negócios. Passaremos talvez a uma política macroeconômica global de incentivo à economia”, analisou Flavio Pripas, diretor de corporate venture no fundo de investimentos brasileiro Redpoint eventures.
#333333;”>Mesmo com a possibilidade de ação governamental contra os efeitos da epidemia, as startups/empresas devem se preparar para o pior e reavaliar diversos pontos em sua operação.
#333333;”>Em tempos de crise, apenas aqueles
#333333;”>que se adaptam melhor aos cenários incertos sobrevivem.
#333333;”>Veja 7 metas que todo negócio escalável, inovador e tecnológico precisa
#333333;”>rever com o novo coronavírus:
#333333;”>1 – Meta de trabalho presencial
#333333;”>A rotina de trabalho (e de contato presencial intenso) é um dos primeiros pontos a serem revistos por qualquer startup/empresas.
#333333;”>Alguns empreendimentos escaláveis, inovadores e tecnológicos já tomaram
#333333;”>atitudes que servem de exemplo.
#333333;”>2 – Meta de vendas
#333333;”>Com menos conferências e eventos para participar, startups que dependem
#333333;”>dessas atividades para promover seu produto ou serviço podem ver um baque em suas vendas.
#333333;”>A maior dificuldade em firmar relacionamentos sólidos usando apenas
#333333;”>meios virtuais gera menos clientes potenciais. Mesmo que haja
#333333;”>consumidores interessados, os ciclos de venda serão mais longos em um
#333333;”>cenário de menos reuniões presenciais, analisa Tomasz Tunguz, sócio no
#333333;”>fundo americano Redpoint ventures.
#333333;”>Por isso, ajuste sua meta de vendas e seja mais conservador para 2020.
#333333;”>O Sequoia já percebeu que algumas startups não atingirão suas metas do
#333333;”>primeiro trimestre deste ano.
#333333;”>3 – Meta de captação de investimentos
#333333;”>Levantar capital pode ser mais difícil em tempos de epidemia de Covid19. De acordo com a Sequoia, muitos fundos também deixaram de investir após o estouro da bolha dos anos 2000. No caso do novo coronavírus, um agravante: as reuniões presenciais, fundamentais para fechar uma injeção de capital de risco, podem ser adiadas.
#333333;”>Alguns negócios sobreviveram e alcançaram muito sucesso após os anos
#333333;”>2000, como Google e PayPal. Pense em como você também pode superar tempos de cautela nos investimentos.
#333333;”>4 – Avaliação de mercado
#333333;”>Rodadas mais lentas também podem afetar a avaliação de mercado das startups/empresas. O valuation é definido na ocasião de um novo aporte ou evento de liquidez, como uma venda.
#333333;”>Se as negociações demorarão mais para acontecer, a atualização do valor do empreendimento também será afetada. Startups/empresas já investidas também podem ver seu valuation diminuir diante de uma taxa de crescimento menor do que a anteriormente projetada, segundo Tunguz
#333333;”>5 – Meta de dinheiro em caixa
#333333;”>Se as vendas e o investimento externo podem demorar mais, é preciso que
#333333;”>o empreendedor fique de olho no dinheiro em caixa. Esse capital de giro
#333333;”>pode ser fundamental para enfrentar meses de crescimento abaixo do projetado.
#333333;”>6 – Gasto com marketing
#333333;”>Se é preciso controlar melhor o dinheiro em caixa e as vendas podem declinar, investimentos em marketing terão de ser mais eficientes. Avalie o retorno de cada ação de publicidade e propaganda, assim como o prazo
#333333;”>de devolução do capital investido nela. Invista mais na sua startup Valeon.
#333333;”>7 – Gasto com contratações
#333333;”>Da mesma maneira, as contratações também podem ser afetadas com a epidemia de Covid-19.
#333333;”>Esforços mais eficientes de marketing e projeções mais conservadoras de venda levam a uma menor contratação de funcionários. Avalie bem cada novo integrante ao seu negócio, diante de um capital de giro mais controlado. Afinal, cada funcionário é um investimento.