O impacto do novo coronavírus: 7 metas
que qualquer empresa precisa rever
Valeon é Top uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que tem
potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias, oferecendo produtos que tem capacidade de escala de atrair empresários e consumidores, informa:
Mariana Fonseca
A epidemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, infectou mais de 100 mil pessoas e já causou quase 4 mil mortes. O impacto se vê não apenas na saúde, mas também na macroeconomia e na operação de
diversas empresas.
O novo coronavírus já está sendo considerado o cisne negro de 2020 pelo fundo Sequoia Ventures, do Vale do Silício (Estados Unidos). Criado pelo autor Nassim Taleb, o termo significa um evento raro, com consequências
imprevisíveis e de grandes proporções.
“Vemos bancos centrais reduzindo a taxa de juros a uma velocidade nunca antes vista, para tentar incentivar velocidade nos negócios. Passaremos talvez a uma política macroeconômica global de incentivo à economia”, analisou Flavio Pripas, diretor de corporate venture no fundo de investimentos brasileiro Redpoint eventures.
Mesmo com a possibilidade de ação governamental contra os efeitos da epidemia, as startups/empresas devem se preparar para o pior e reavaliar diversos pontos em sua operação.
Em tempos de crise, apenas aqueles
que se adaptam melhor aos cenários incertos sobrevivem.
Veja 7 metas que todo negócio escalável, inovador e tecnológico precisa
rever com o novo coronavírus:
1 – Meta de trabalho presencial
A rotina de trabalho (e de contato presencial intenso) é um dos primeiros pontos a serem revistos por qualquer startup/empresas.
Alguns empreendimentos escaláveis, inovadores e tecnológicos já tomaram
atitudes que servem de exemplo.
2 – Meta de vendas
Com menos conferências e eventos para participar, startups que dependem
dessas atividades para promover seu produto ou serviço podem ver um baque em suas vendas.
A maior dificuldade em firmar relacionamentos sólidos usando apenas
meios virtuais gera menos clientes potenciais. Mesmo que haja
consumidores interessados, os ciclos de venda serão mais longos em um
cenário de menos reuniões presenciais, analisa Tomasz Tunguz, sócio no
fundo americano Redpoint ventures.
Por isso, ajuste sua meta de vendas e seja mais conservador para 2020.
O Sequoia já percebeu que algumas startups não atingirão suas metas do
primeiro trimestre deste ano.
3 – Meta de captação de investimentos
Levantar capital pode ser mais difícil em tempos de epidemia de Covid19. De acordo com a Sequoia, muitos fundos também deixaram de investir após o estouro da bolha dos anos 2000. No caso do novo coronavírus, um agravante: as reuniões presenciais, fundamentais para fechar uma injeção de capital de risco, podem ser adiadas.
Alguns negócios sobreviveram e alcançaram muito sucesso após os anos
2000, como Google e PayPal. Pense em como você também pode superar tempos de cautela nos investimentos.
4 – Avaliação de mercado
Rodadas mais lentas também podem afetar a avaliação de mercado das startups/empresas. O valuation é definido na ocasião de um novo aporte ou evento de liquidez, como uma venda.
Se as negociações demorarão mais para acontecer, a atualização do valor do empreendimento também será afetada. Startups/empresas já investidas também podem ver seu valuation diminuir diante de uma taxa de crescimento menor do que a anteriormente projetada, segundo Tunguz
5 – Meta de dinheiro em caixa
Se as vendas e o investimento externo podem demorar mais, é preciso que
o empreendedor fique de olho no dinheiro em caixa. Esse capital de giro
pode ser fundamental para enfrentar meses de crescimento abaixo do projetado.
6 – Gasto com marketing
Se é preciso controlar melhor o dinheiro em caixa e as vendas podem declinar, investimentos em marketing terão de ser mais eficientes. Avalie o retorno de cada ação de publicidade e propaganda, assim como o prazo
de devolução do capital investido nela. Invista mais na sua startup Valeon.
7 – Gasto com contratações
Da mesma maneira, as contratações também podem ser afetadas com a epidemia de Covid-19.
Esforços mais eficientes de marketing e projeções mais conservadoras de venda levam a uma menor contratação de funcionários. Avalie bem cada novo integrante ao seu negócio, diante de um capital de giro mais controlado. Afinal, cada funcionário é um investimento.
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