Ministério da Infraestrutura e Dnit liberam 12 quilômetros de pista duplicada da BR-381
#333333;”>O tráfego está liberado desde o km-297, onde há o acesso para a pista nova, até o km-310, retornando para pista antiga, próximo à comunidade do Machado
#333333;”>O Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), liberou mais 12 quilômetros de pista duplicada da BR-381, no município de Antônio Dias.
#333333;”>O trecho faz parte do Lote 3.1 das obras de duplicação da rodovia. O tráfego está liberado desde o km-297, onde há o acesso para a pista nova, até o km-310, retornando para pista antiga, próximo à comunidade do Machado. Conforme a nota do Dnit, o Lote 3.1 está com 84,71% das obras concluídas. “O segmento liberado inclui parte do trecho binário pista existente, que foi totalmente reconstruído com pavimento em concreto, além de contar com acostamento em toda sua extensão e, ainda, três quilômetros de terceira faixa, o que proporciona mais segurança nas ultrapassagens de veículos lentos”, explicou. Sinalização O Dnit também alerta aos motoristas que estiverem circulando no sentido Governador Valadares a Belo Horizonte para redobrarem a atenção, pois equipes estarão realizando a nova sinalização na pista de rolagem antiga. “Outra orientação é quanto ao túnel Antônio Dias (Km-306 Binário Pista Nova), que passa a operar em sentido único a Belo Horizonte”, pontuou.
#333333;”>Outro trecho No dia 19 de julho de 2019, o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, inaugurou um trecho de cerca de 15 quilômetros da duplicação da BR-381, em Antônio Dias.
#333333;”>O trecho integra o chamado “binário pista nova”, no lote 3.1 das obras de duplicação, onde estão localizados também dois túneis no sentido Nova Era. Objetivos No dia da inauguração do trecho, em entrevista à imprensa, o ministro Tarcísio ressaltou os objetivos do governo. “A gente veio pra cá com dois objetivos, talvez até três.
#333333;”> Primeiro é abrir os 15 quilômetros da rodovia. Vamos liberar um trecho duplicado agora, uma parte da obra que ficou pronta. Teremos um trecho de quatro quilômetros de pista duplicada e 11 do binário”, explicou à época, acrescentando que a intenção do governo é fazer a concessão da BR-381 Norte e da BR-262 até Vitória, no Espírito Santo. Desvios Na época, nos quilômetros 303 e 314 foram realizados desvios, que davam acesso aos túneis Antônio Dias e Prainha.
#333333;”>Inicialmente, o trecho começou a funcionar em mão dupla. Conforme o Dnit, isso foi necessário para que pudesse ser concluída a modernização da pista antiga.