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IFMG define diretrizes para ofertar Ensino Remoto Emergencial

#333333;”>O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) acaba de publicar nova Instrução Normativa (IN 05/2020), que estabelece as diretrizes para a oferta do Ensino Remoto Emergencial em seus 18 campi.
#333333;”> Ao tratar de um conjunto de aspectos do trabalho docente e de diversas atividades acadêmicas estudantis, o documento dá segurança para que, de forma não presencial, o corpo docente planeje alternativas para o cumprimento do calendário letivo, suspenso desde 18 de março.
#333333;”> O trabalho, desenvolvido em conjunto pela equipe de gestores e servidores das áreas de ensino, pesquisa e extensão, é fruto de um esforço para amenizar a situação de excepcionalidade causada pela pandemia da covid-19, que alterou todas as rotinas pedagógicas e administrativas do IFMG e de seus 18 mil alunos.
#333333;”> O documento confere autonomia para que os conselhos acadêmicos decidam de que forma cursos técnicos, de graduação e pós-graduação poderão retomar ou manter atividades letivas.
#333333;”> No entanto, a substituição das aulas presenciais pelo Ensino Remoto Emergencial deverá considerar que todos os estudantes tenham possibilidade de acesso às soluções oferecidas – seja on-line, via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ou na forma de materiais disponibilizados pelos campi, inclusive impressos.
#333333;”> Deverá levar em conta ainda a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e cumprimento das normas vigentes. Auxílio para acesso à internet Conforme a norma aprovada pelas Pró-reitorias de Ensino, Extensão e Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, todas as modalidades de bolsa permanência deverão continuar sendo pagas aos estudantes com pedidos deferidos nos editais de 2020.
#333333;”> Além disso, em casos justificados, poderá haver suplementação no valor da bolsa se a situação do grupo familiar do aluno foi vulnerabilizada durante o período da pandemia. A ação de suplementação dos auxílios poderá se estender ainda aos casos nos quais o aluno comprovar necessidade de custeio de serviços de internet para acesso às plataformas do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
#333333;”> Diretrizes e orientações que envolvem a oferta do ensino para alunos com necessidades específicas também estão previstas na Instrução Normativa, assim como regras para a monitoria de disciplinas, estágio e defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que passarão a ocorrer na modalidade a distância.

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MoysesPCarlech
Author: MoysesPCarlech

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