Representantes Comercial: Pr Gilmar (31) 98719-4997 Eng° Moysés | (31) 3827-2297 | (31) 9 8428-0590 valeonbrasil@gmail.com

Golpe do Instagram: perfis comerciais são hackeados e têm conteúdo apagado

Proprietário de loja no bairro Canaãzinho relata perda de postagens e de seguidores

O perfil da loja Girafafa Moda Infantil, do bairro Canaãzinho, em Ipatinga, foi alvo de hackers. O proprietário da loja, Aloizio Moraes de Miranda, relatou ao Diário do Aço que o conteúdo original tem sido apagado.
Em contato com o possível golpista, por meio de mensagem, o lojista recebeu proposta para reaver sua página, em troca de pagamento em dinheiro.
Aloizio acredita que não apenas o número de seguidores, mas o engajamento de sua página chamou a atenção dos golpistas. “Nós temos uma loja pequena, de bairro, e o Instagram é uma ferramenta imprescindível, pois hoje as vitrines mudaram.
As mídias sociais nos levam para outros caminhos e temos investido muito ao longo dos últimos seis anos e meio. Temos apostado forte e um perfil com grandes números de seguidores tem valor, mas um com poucos seguidores e interativos, com engajamento, tem um valor muito alto.
O próprio Instagram vai identificando quem são as pessoas com engajamento e mostrando o conteúdo para elas. Amanhã ou depois eu impulsiono essa publicação e ela é mostrada para quem tem interesse, que é o público infantil e minha propaganda se torna eficiente”, detalha.
O lojista acrescenta que o perfil tinha 29 mil seguidores, quando, no mês de maio, uma parente tentou acessar a página e não conseguiu. “Nossas fotos foram produzidas, com fotógrafo profissional e agora estão perdidas. Tentamos procurar ajuda, mas o Instagram é muito fechado, somente com liminar é possível mudar algo, eles não têm nem telefone de suporte.
Conseguimos um contato de um escritório de Belo Horizonte, que tem promovido esse meio-campo para buscar uma solução. Temos percebido que os crimes cibernéticos aumentaram muito, porque as pessoas têm usado ainda mais as mídias para comprar, o que tem chamado a atenção de golpistas”, pontua.
Há alguns dias, uma cliente percebeu que a conta da loja foi reativada e mandou prints (captura de tela) para Aloizio, mas agora estava com nome e foto de perfil diferentes, porém com o conteúdo da loja ainda ativo. “Percebendo nossa angústia, meu filho de 15 anos mandou uma mensagem para a pessoa, ele respondeu que havia comprado a conta por uma quantia alta e que se o dinheiro fosse devolvido, nos devolveria o perfil.
Mas como não respondemos, também não sabemos quanto ele queria. O impacto disso tudo é devastador. Precisamos dessa ferramenta, porque quando postávamos algo, em menos de 24 horas tínhamos de 3 mil a 4 mil visualizações. Perdemos vendas para a região e fora de Ipatinga também. A informação que tenho é que esse golpista é de Omã, no Oriente Médio, sei porque tem um DDI vinculado ao telefone”, explica. Após esse contato, o golpista apagou todas as postagens feitas anteriormente pela loja.
Lição Da situação, Aloizio disse ter tirado uma lição, de tomar ainda mais cuidado. “É um comércio que não sabíamos que existia e tampouco que isso tinha valor comercial. Trocar as senhas pouco ajudaria, segundo pesquisamos. Porque a invasão é por meio de algo que é enviado para o computador e/ou por conta vinculada.
Talvez não seria a solução. Hoje o Instagram oferece uma proteção melhor, via autenticação de dois fatores. Mas nunca achamos que vai acontecer com a gente. O conselho que eu dou é para tentar monitorar isso mais de perto, ficar atento às senhas e aonde você loga”, conclui.
Em Ipatinga, além da Girafafa, outro perfil foi alvo da ação, porém, não houve resposta, ao Diário do Aço, por parte da responsável pela empresa para confirmar a informação. Vereadora também foi alvo de ação Recentemente, em Belo Horizonte, a vereadora Bella Gonçalves (PSOL) teve o Instagram, Twitter e o e-mail pessoal invadidos na madrugada do dia 19 de julho. Segundo a parlamentar, os hackers teriam feito um pedido de “resgate” para devolver as contas, no valor de U$ 500 (dólares).
O mandato de Bella alerta para possíveis mensagens enviadas em nome da vereadora e informa que já está em contato com todas as plataformas para tentar recuperar os perfis hackeados.
VALEON É TOP – A SUA PLATAFORMNA ONLINE DE DIVULGAÇÃO Site: https://valedoacoonline.com.br/ ou App Android Valeon Entre em contato conosco: Contatos: Representantes Comercial: Pr. Gilmar (31) 98719-4997 /
(31) Engº./Prof. Moysés 98428-0590 / Soc. (31) 99265-6391OU valeonbrasil@gmail.com

 

Encontre o que você procura!

Procurando produtos, profissionais ou serviços especializados?

show blocks helper

 3 total views,  1 views today

Compartilhe com sua rede!