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Enquanto a maioria esperava a crise
passar, ele seguiu caminhando

Para a Startup Valeon e para a Espaço Informática essa crise
não tirou o nosso ânimo de esperar por dias melhores após
essa pandemia e vamos continuar caminhando na esperança
de fazer melhores negócios sempre na busca de atingir a
excelência nos nossos propósitos.

Os grandes cases da história nos trazem ensinamentos importantes. Os
eventos na história são cíclicos.
Sempre vão se repetir, cedo ou tarde. Aprender com o passado é
fundamental para vencer no presente e avançar para o futuro.
Em 1930, assim como todas as empresas, a IBM estava em dificuldades.
Afinal a Grande Depressão havia começado em 1929, e hoje é considerada
a maior crise econômica da história.
Naquele momento, todas as empresas estavam demitindo milhões de
colaboradores e se encolhendo. Era uma crise sem precedentes.
Thomas Watson, então CEO da IBM, foi na direção contrária: decidiu não
demitir nenhum colaborador, aumentar os investimentos da empresa e
prepara sua empresa crescer.
Ele disse: “as condições neste país vão melhorar, nossa força
de vendas ficará mais forte e, mais tarde, poderemos fazer
mais negócios. Vou me arriscar”.
A IBM, nessa época, era uma empresa pequena, muito diferente do que é
hoje. Mesmo assim, investiu o dinheiro que tinha numa nova fábrica e em
mais produtos. Optou por avançar.
Temos ensinado esse conceito para empresários e empresárias que
participam do Programa Exponencial de Retomada da StartSe. O maior
de todos os erros, durante as crises, é se retrair.
A história mostrou que a decisão de Watson foi a melhor possível. A IBM foi
líder de mercado pelos 50 anos seguintes e segue como referência, mais
de 100 anos depois da sua fundação.
Listei aqui as maiores lições dessa história:
1. Enquanto todos encolhem, vamos nos expandir. Pequenos passos
agora significarão quilômetros de distância lá na frente;
2. Quem se retrai demais, perde a capacidade de expansão. E, quem se
expande, ocupa os espaços deixados e domina o mercado;
3. A demanda que existia pelo seu produto, antes da crise, continua
existindo. Ela está apenas adormecida. Esteja pronto para vender
quando for possível;
4. A recompensa é proporcional ao risco. A empresa que era boa antes
da crise, não deixou de ser agora. Ela só precisa encontrar um novo
caminho e seguir firme;
5. O líder precisa dar a direção. Ficar parado é a pior coisa que pode
acontecer agora. Seu time precisa confiar nas suas decisões. Dê o
norte e motive as pessoas a segui-lo.
Por fim… esteja pronto para acelerar! Prepare sua empresa para a
retomada. Não encolha ou espere a crise passar. Seja protagonista na
retomada!
Saiba como a Valeon tem ajudado empresas a criar o seu ponto de virada
através do seu site Marketplace e E-Commerce e dos seus Market de
Conteúdos divulgados nas mídias sociais.
Um forte abraço,
Junior Borneli — Fundador da StartSe e Moysés Peruhype Carlech
CEO DA Valeon

“O futuro pertence aos que assumem risco, não aos que buscam segurança.
Quanto menos você busca segurança e mais busca oportunidade, mais segurança você terá.” – Brian Tracy

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