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Como obter dinheiro sem recorrer a terceiros

“Precisando de dinheiro no meio da crise? Busque dentro da sua empresa!” Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre Finanças Empresariais.
Eles me levaram para a França, na Universidade de Paris, onde fui recebido pelo professor Michel Fleuriet, a quem fui logo pedindo: Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.
O mundo está parado, mas daqui a pouco ele volta a todo vapor. Prepare-se para os novos desafios e aprenda a sustentar a sua empresa num ambiente hostil onde prevalecerá a escassez de recursos, principalmente de dinheiro. Aprenda o quanto antes a liberar caixa fazendo a gestão ótima da gestão da sua necessidade de capital de giro, sem recorrer a empréstimos de terceiros.
Não tenha apego algum a altos estoques parados. Estoques são ativos circulantes e não ativos fixos ou permanentes. Estoque acumulado é como ter um mundo de dinheiro parado escondido dentro de um quarto escuro, sem luz, sem janelas, sem portas e sem chaves para abri-lo enquanto a empresa se mata para conseguir o mesmo valor em forma de capital extra a juros elevadíssimos no mercado financeiro. Só faça estoques para suportar as vendas do mês, pois essa é a única lógica que justifica a existência deles. Gerencie para que sua empresa mantenha um estoque mínimo do máximo de itens diferentes ao invés de altos estoques de poucos itens e faça-os girar nas prateleiras em poucas horas.
Nunca aumente agressivamente suas vendas sem antes fazer uma compressão rigorosa do ciclo financeiro da sua empresa, compactando ao máximo o tempo que sua empresa leva entre a data do pedido do cliente até o dia do recebimento do dinheiro dele. Faça com que sua empresa libere o máximo de dinheiro possível internamente, sem precisar recorrer a empréstimos. Aprenda a trabalhar com o dinheiro dos outros, mantendo metas rigorosas de prazos controladas de forma matemática e draconiana. Comprima ao máximo possível o prazo médio de recebimento das suas vendas. Estique ao limite máximo o prazo médio de pagamento das suas compras e faça-o ser maior que o prazo o seu prazo médio de recebimento. Reduza ciclos e tempos e promova melhorias contínuas ad infinitum. Reduza seus custos fixos (pois qualquer coisa fixa irreduzível em finanças é pura lenda) e deixe que os custos variáveis acompanhem a curva das vendas. E por fim, torne-se indispensável para seus clientes fazendo com que seus produtos e serviços adicionem valor para eles, seja através do aumento das suas vendas ou redução de seus custos e despesas ao mesmo tempo.

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