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COMO INICIAR A APROXIMAÇÃO ENTRE UMA
GRANDE EMPRESA E STARTUPS

 

#333333;”>A necessidade de grandes empresas e startups atuarem juntas já não é mais
#333333;”>uma tendência. É um fato. Corporações que querem continuar relevantes e
#333333;”>startups que desejam ganhar espaço no mercado precisam considerar
#333333;”>seriamente essa possibilidade. Com esse quadro posto, a pergunta que mais
#333333;”>costumamos ouvir é: como fazer? Por onde começar esse processo de
#333333;”>aproximação entre uma grande empresa e startups?
#333333;”>Antes de responder a essa pergunta, porém, é preciso dar um passo
#333333;”>atrás: você sabe por que sua empresa precisa se aproximar de startups?
#333333;”>Em primeiro lugar, vamos definir o que é startup
#333333;”>Por definição, startup é uma organização temporária em busca de um
#333333;”>modelo de negócios repetível e escalável.
#333333;”>Traduzindo em miúdos, isso significa que não tem como ser startup para
#333333;”>sempre (ela é temporária e depois de encontrado o modelo de negócios ideal a
#333333;”>empresa entra para outra classificação, como scale up, por exemplo).
#333333;”>Além disso, só é startup quem pretende vender hoje produtos ou serviços
#333333;”>exatamente iguais aos que vendeu ontem e aos que venderá amanhã (por
#333333;”>isso repetível).
#333333;”>Por fim, as receitas devem crescer em um ritmo muito mais intenso que os
#333333;”>custos (daí o conceito de escalável). Para facilitar o entendimento, veja o
#333333;”>gráfico abaixo:
#333333;”>Por que as grandes empresas devem se aproximar de
#333333;”>startups?
#333333;”>Basta ver essa definição para entender que nem toda empresa pode ser
#333333;”>uma startup. Na verdade, isso é restrito a um grupo bem específico de
#333333;”>negócios.
#333333;”>O problema é que o jeito de encarar os negócios e a necessidade de colocar a
#333333;”>inovação em primeiro plano na estratégia, faz com que a cultura das startups
#333333;”>tenha muito a contribuir com qualquer tipo de empresa.
#333333;”>O jeito como esses negócios se relacionam com clientes, a forma como eles se
#333333;”>aprofundam nos detalhes dos mercados em que atuam e principalmente a
#333333;”>maneira como eles lidam com as novas ideias e com a aceitação do erro
#333333;”>podem ser replicados em qualquer tipo de empresa – mesmo nas grandes
#333333;”>corporações.
#333333;”>E é por isso que grandes empresas e startups devem se aproximar.
#333333;”>Nesse processo, as gigantes aprendem um novo jeito de fazer negócios. Além
#333333;”>disso, por serem muito mais ágeis, as startups costumam encontrar soluções
#333333;”>bem diferentes para problemas do negócio.
#333333;”>São soluções que vão da criação de novas unidades de negócios
#333333;”>e preparação para a transformação digital do seu mercado até o ganho de
#333333;”>eficiência operacional por meio de soluções para áreas meio,
#333333;”>como RH, Jurídico, Contábil, etc.
#333333;”>Para as startups, a vantagem desse tipo de negócio é o espaço que elas
#333333;”>ganham no mercado e também descobrem novas formas de olhar para as mais
#333333;”>diversas situações que se impõem ao longo da trajetória.
#333333;”>Enfim, quando bem feita, essa relação é o típico ganha-ganha.
#333333;”>Formas de fazer a aproximação
#333333;”>Sair buscando startups sem ter um objetivo claro não adianta de nada.
#333333;”>Antes de começar esse processo, é preciso entender de que forma a parceria
#333333;”>pode contribuir para o negócio – e o que a corporação pode oferecer em troca
#333333;”>para a outra parte.
#333333;”>Alguns exemplos de como estabelecer essa conexão são:
#333333;”>Programa piloto ou PoC
#333333;”>Essa é uma excelente forma de iniciar projetos de aproximação com
#333333;”>startups. Desenvolver um programa piloto ou fazer uma prova de conceito é
#333333;”>um jeito de iniciar essa relação em um ambiente um pouco mais controlado.
#333333;”>Para funcionar, é necessário desde o princípio estabelecer uma duração e qual
#333333;”>será o escopo do projeto. O objetivo final é comprovar a capacidade da
#333333;”>startup e ajustar processos internos para esse tipo de contato.
#333333;”>Parceria comercial
#333333;”>Aproveitar o potencial inovador de uma startup ao se tornar parceiro
#333333;”>comercial da empresa é uma boa forma de iniciar este movimento de
#333333;”>aproximação. É muito comum encontrar soluções que são plug-and-play para
#333333;”>gerar melhorias operacionais na rotina de grandes empresas.
#333333;”>Um cuidado importante a ser tomado é criar processos menos rigorosos
#333333;”>para contratação e relacionamento com essas empresas. Por se tratarem
#333333;”>de estruturas diferentes, querer enquadrá-las nas mesmas regras de uma
#333333;”>parceria tradicional é meio caminho andado para o fracasso na relação.
#333333;”>Corporate Venture
#333333;”>Este é o modelo mais clássico de relacionamento entre grandes empresas
#333333;”>e startups. Aqui, a corporação faz um aporte de recursos em startups que
#333333;”>estão em busca de investimento. Com o passar do tempo, soluções que
#333333;”>provoquem impacto mais significativo no negócio podem ser adquiridas em
#333333;”>definitivo, gerando vantagem competitiva à empresa frente seus concorrentes.
#333333;”>As especificidades de cada startup
#333333;”>Uma vez decidida a melhor forma para iniciar o movimento de aproximação
#333333;”>com as startups, é importante pensar em qual o perfil de empresas que faz
#333333;”>mais sentido para o negócio.
#333333;”>Para isso, é preciso ter claro desde quais são os problemas da corporação que
#333333;”>a startup pode ajudar a resolver e também o que a grande empresa pode
#333333;”>oferecer em troca dessa ajuda.
#333333;”>Isso feito, é possível sair em busca de empresas que tenham o perfil ideal
#333333;”>(seja de área de atuação, de modelo de negócios ou de maturidade) para a
#333333;”>realização das parcerias.

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MoysesPCarlech
Author: MoysesPCarlech

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