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COMO INICIAR A APROXIMAÇÃO ENTRE UMA
GRANDE EMPRESA E STARTUPS

 

A necessidade de grandes empresas e startups atuarem juntas já não é mais
uma tendência. É um fato. Corporações que querem continuar relevantes e
startups que desejam ganhar espaço no mercado precisam considerar
seriamente essa possibilidade. Com esse quadro posto, a pergunta que mais
costumamos ouvir é: como fazer? Por onde começar esse processo de
aproximação entre uma grande empresa e startups?
Antes de responder a essa pergunta, porém, é preciso dar um passo
atrás: você sabe por que sua empresa precisa se aproximar de startups?
Em primeiro lugar, vamos definir o que é startup
Por definição, startup é uma organização temporária em busca de um
modelo de negócios repetível e escalável.
Traduzindo em miúdos, isso significa que não tem como ser startup para
sempre (ela é temporária e depois de encontrado o modelo de negócios ideal a
empresa entra para outra classificação, como scale up, por exemplo).
Além disso, só é startup quem pretende vender hoje produtos ou serviços
exatamente iguais aos que vendeu ontem e aos que venderá amanhã (por
isso repetível).
Por fim, as receitas devem crescer em um ritmo muito mais intenso que os
custos (daí o conceito de escalável). Para facilitar o entendimento, veja o
gráfico abaixo:
Por que as grandes empresas devem se aproximar de
startups?
Basta ver essa definição para entender que nem toda empresa pode ser
uma startup. Na verdade, isso é restrito a um grupo bem específico de
negócios.
O problema é que o jeito de encarar os negócios e a necessidade de colocar a
inovação em primeiro plano na estratégia, faz com que a cultura das startups
tenha muito a contribuir com qualquer tipo de empresa.
O jeito como esses negócios se relacionam com clientes, a forma como eles se
aprofundam nos detalhes dos mercados em que atuam e principalmente a
maneira como eles lidam com as novas ideias e com a aceitação do erro
podem ser replicados em qualquer tipo de empresa – mesmo nas grandes
corporações.
E é por isso que grandes empresas e startups devem se aproximar.
Nesse processo, as gigantes aprendem um novo jeito de fazer negócios. Além
disso, por serem muito mais ágeis, as startups costumam encontrar soluções
bem diferentes para problemas do negócio.
São soluções que vão da criação de novas unidades de negócios
e preparação para a transformação digital do seu mercado até o ganho de
eficiência operacional por meio de soluções para áreas meio,
como RH, Jurídico, Contábil, etc.
Para as startups, a vantagem desse tipo de negócio é o espaço que elas
ganham no mercado e também descobrem novas formas de olhar para as mais
diversas situações que se impõem ao longo da trajetória.
Enfim, quando bem feita, essa relação é o típico ganha-ganha.
Formas de fazer a aproximação
Sair buscando startups sem ter um objetivo claro não adianta de nada.
Antes de começar esse processo, é preciso entender de que forma a parceria
pode contribuir para o negócio – e o que a corporação pode oferecer em troca
para a outra parte.
Alguns exemplos de como estabelecer essa conexão são:
Programa piloto ou PoC
Essa é uma excelente forma de iniciar projetos de aproximação com
startups. Desenvolver um programa piloto ou fazer uma prova de conceito é
um jeito de iniciar essa relação em um ambiente um pouco mais controlado.
Para funcionar, é necessário desde o princípio estabelecer uma duração e qual
será o escopo do projeto. O objetivo final é comprovar a capacidade da
startup e ajustar processos internos para esse tipo de contato.
Parceria comercial
Aproveitar o potencial inovador de uma startup ao se tornar parceiro
comercial da empresa é uma boa forma de iniciar este movimento de
aproximação. É muito comum encontrar soluções que são plug-and-play para
gerar melhorias operacionais na rotina de grandes empresas.
Um cuidado importante a ser tomado é criar processos menos rigorosos
para contratação e relacionamento com essas empresas. Por se tratarem
de estruturas diferentes, querer enquadrá-las nas mesmas regras de uma
parceria tradicional é meio caminho andado para o fracasso na relação.
Corporate Venture
Este é o modelo mais clássico de relacionamento entre grandes empresas
e startups. Aqui, a corporação faz um aporte de recursos em startups que
estão em busca de investimento. Com o passar do tempo, soluções que
provoquem impacto mais significativo no negócio podem ser adquiridas em
definitivo, gerando vantagem competitiva à empresa frente seus concorrentes.
As especificidades de cada startup
Uma vez decidida a melhor forma para iniciar o movimento de aproximação
com as startups, é importante pensar em qual o perfil de empresas que faz
mais sentido para o negócio.
Para isso, é preciso ter claro desde quais são os problemas da corporação que
a startup pode ajudar a resolver e também o que a grande empresa pode
oferecer em troca dessa ajuda.
Isso feito, é possível sair em busca de empresas que tenham o perfil ideal
(seja de área de atuação, de modelo de negócios ou de maturidade) para a
realização das parcerias.

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