Representantes Comercial: Pr Gilmar (31) 98719-4997 Eng° Moysés | (31) 3827-2297 | (31) 9 8428-0590 valeonbrasil@gmail.com

Campanha chama atenção para a saúde mental

Campanha chama atenção para a saúde mental

O mês de janeiro é dedicado a promover a psicoeducação das pessoas e instituições em relação à saúde mental para combater o adoecimento emocional. A psicóloga clínica e uma das organizadoras da Campanha Janeiro Branco no Vale do Aço, Márcia Andrade, fala sobre a importância da propagação do tema, que terá uma série de ações na região.
Durante o mês, o assunto é trabalhado por meio de debates, reflexões, mini palestras, palestras relâmpago, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas, piqueniques, cineclubes, entrevistas concedidas à mídia, murais de poesias, distribuição de balões brancos, panfletos, fitas brancas e várias outras formas de intervenções urbanas e que tenham como tema central a saúde mental e a valorização de políticas públicas no Sistema Único de Saúde (SUS) e nas redes públicas e privadas no Brasil e no mundo. “Estudos apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Mistério da Saúde indicam que o Brasil tem experimentado um crescimento vertiginoso das problemáticas relativas à saúde mental/saúde emocional dos indivíduos e da sociedade como um todo. Segundo a OMS (dados de 2017), a sociedade brasileira é a recordista latino americana em casos de depressão, a campeã mundial em relação à ansiedade e o 4ª colocada em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul”, detalha Márcia Andrade, que tem a parceria dos colegas de profissão nesta ação, Cleide Márcia, João Nogueira e Steffania Coelho. Ela pontua que a segunda maior causa de incapacitação ao trabalho é o adoecimento emocional. São altos os índices de violência (em domicílios, no trânsito ou em escolas), criminalidade, suicídios, alcoolismo, drogadição, depressão, preconceitos, entre outros, que colocam em risco o equilíbrio mental, emocional, comportamental e relacional dos indivíduos. “Um componente importante e comum a todos esses problemas é o pouco acesso pela população a informações sobre a saúde mental.
Por não conhecerem o que é, e quais os benefícios que podem ser obtidos ao investir no cuidado emocional, as pessoas criam preconceitos, medos e resistência a cuidarem dos aspectos psicológicos que englobam a saúde como um todo, não apenas a mental”, detalha. Com o objetivo de ampliar o acesso a essas informações, em 2013 o psicólogo Leonardo Abrahão, junto a outros profissionais de Uberlândia, inspirado pelo “Outubro Rosa”, idealizou a campanha Janeiro Branco. O mês foi escolhido pelo fato de que, por força cultural da simbologia atribuída à virada de ano, as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos e, a cor branca, porque, também simbolicamente, pretende-se mostrar às pessoas que, como em uma folha em branco, qualquer um pode escrever e reescrever a sua própria história. Vale do Aço Na região, a campanha é uma iniciativa de grupos de psicólogos que abraçaram a causa para a localidade e entorno, incentivando e realizando ações que construam, fortaleçam e disseminem a psicoeducação entre as pessoas e instituições, promovendo uma cultura de saúde mental na sociedade, combatendo o adoecimento emocional de indivíduos e organizações. Porém, mesmo com os esforços desse grupo de psicólogos, ações e debates ainda não são suficientes para alcançar a todas as pessoas de nossa região. Neste sentido, a campanha está sempre em construção. “Toda colaboração ao seu crescimento, desenvolvimento, amadurecimento e enriquecimento é extremamente bem-vinda. O Janeiro Branco é uma campanha gratuita, democrática, humanista, apartidária, multidisciplinar, transdisciplinar, colaborativa e caracterizada pela pluralidade e diversidade de temas, direta ou indiretamente, ligados aos universos da saúde mental e emocional dos seres humanos e suas instituições”, conclui Márcia Andrade. Ação No dia 18 de janeiro, será realizada uma ação no Parque Ipanema, a partir das 8h30, até às 18h, com diversas atividades. Também serão promovidas palestras em empresas, postos de saúde, igrejas, abordagens em farmácias com distribuição de panfletos informativos, fitas e balões. Interessados nas palestras ou algum outro tipo de atividades podem contratar a equipe por meio do 98605-6178.

 2 total views,  1 views today

Compartilhe com sua rede!