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As 3 principais lições de negócios do ‘Shark Tank’

Meu pai rico sempre dizia: “Nunca aceite um não como resposta”.
Em 2013, um empreendedor chamado Jamie Siminoff apareceu no reality show
“Shark Tank” para lançar seu novo produto, “DoorBot”.
Era uma campainha inteligente que permitia ver quem estava à sua porta por
meio de um aplicativo no telefone e conversar com a pessoa, mesmo se você
estivesse longe de casa.
O que Siminoff oferecia aos “tubarões” era uma
participação de 10% na empresa em troca de um investimento de US$
700.000. Infelizmente, eles não aceitaram a proposta.
Para a maioria das pessoas, esse seria o fim do caminho.
Após um fracasso
como esse, teriam desistido e buscado outra coisa, talvez até voltado ao antigo
emprego. Mas não foi isso que Siminoff fez.
Em vez de aceitar o não como resposta, ele acreditava tanto em sua ideia e em
seu produto que continuou procurando investidores, mudou o nome do produto
para “Ring” e criou uma empresa com receita superior a US$ 100 milhões e
mais de 1.000 funcionários.
A Amazon acabou comprando a Ring por US$ 1 bilhão. Sim, isso mesmo que
você acabou de ler. Quando a Amazon apareceu, o valor estimado da empresa
era de US$ 760 milhões e ela tinha levantado um financiamento de US$ 209
milhões.
A história de Siminoff nos oferece três valiosas lições que todos os
empreendedores precisam aprender.
Lição #1: Não aceite um não como resposta
Eu tenho uma história parecida com a de Siminoff. Muitas pessoas não sabem,
mas quando escrevi “Pai Rico, Pai Pobre”, ninguém quis publicá-lo. Em 1997,
mostrei o livro a vários agentes e editores, mas todos me disseram para partir
para outra coisa e que o livro nunca seria vendido.
Em vez de ouvir os pessimistas, acreditava tanto na minha ideia e no meu
sonho de ajudar as pessoas a obterem independência financeira que resolvi o
assunto com minhas próprias mãos.
Ao participar do máximo de entrevistas que pude e usar a mídia para publicidade gratuita, consegui vender livros suficientes para entrar na lista de best-sellers do jornal “The New York Times”.
Em 2000, minha grande oportunidade surgiu quando participei do programa da
Oprah e vendi meu livro para a Warner Business Books. O resto é história. Ele
vendeu mais de 30 milhões de cópias e foi publicado em 51 idiomas. Minha
impressão original tinha sido de 1.000 cópias.
Eu compartilho com vocês a minha história e a de Siminoff porque elas ilustram
uma importante lição que todo aspirante a empreendedor, ou mesmo
empreendedor experiente, precisa ouvir: você não pode permitir que os outros
te digam não. Somente você sabe de fato quando é hora deixar para trás uma
ideia ou um sonho para começar outra coisa. Se as pessoas não enxergam o
que você vê, siga adiante e continue trabalhando. Se fizer isso, na maioria das
vezes, as recompensas virão.
Lição #2: Há dinheiro lá fora
Uma das melhores lições que meu pai rico me ensinou foi ver o mundo como
uma fonte de abundância. Para ele, sempre havia dinheiro lá fora. E o seu
trabalho era encontrá-lo.
Seria fácil para Siminoff concluir que, como os “tubarões” do “Shark Tank” não
queriam investir em seu produto, ninguém o faria. Afinal, eles são alguns dos
empresários e investidores mais inteligentes do mundo. Se eles não quisessem
investir, quem ia querer?
Siminoff não deixou que eles definissem sua realidade. Em vez disso, ele
simplesmente foi atrás de outro investidor para apresentar sua ideia e no fim
conseguiu levantar US$ 209 milhões em financiamento antes que a Amazon
aparecesse.
Vi isso acontecer repetidamente em minha carreira empresarial e de
investimentos. Em 2008, o consultor da Rich Dad Company Ken McElroy
estava encontrando um ótimo negócio imobiliário atrás do outro. Os mercados
financeiros estavam despencando e o preço dos imóveis também. Além de
tudo, os únicos empréstimos institucionais disponíveis na época eram os da
Freddie Mac e Fannie Mae, gigantes do setor de hipotecas nos EUA. Era o
momento certo para investir no mercado imobiliário. O único problema era que
ninguém queria investir seu patrimônio nisso. A maioria das pessoas estava
assustada. Destemido, Ken e seus parceiros continuaram em busca de
investidores.
Eu fui um dos que disseram que sim. Hoje, todos nós que
dissemos sim estamos muito mais ricos porque Ken continuou defendendo que
aquela era uma ótima oportunidade.
Há sempre dinheiro lá fora.
Seja para levantar recursos para um negócio
imobiliário ou para impulsionar um produto no qual você acredita, você tem que
continuar apresentando seu projeto para possíveis investidores. Não vai ser
fácil, mas valerá a pena. E isso me leva à terceira lição.
Lição #3: Não há sucesso da noite para o dia
Siminoff apresentou o DoorBot em 2013. Cinco anos depois, depois de muito
trabalho duro para fazer seu negócio vingar, a Amazon apareceu e comprou a
empresa. Eu publiquei o meu livro em 1997, mas foi só em 2000 que ele
vingou. Ken McElroy pesquisou e comprou vários imóveis em 2008 e começou
a ver os frutos dos seus esforços apenas muitos anos depois, quando a
economia melhorou. Nenhuma dessas histórias é sobre ficar rico de uma hora
pra outra. Elas não representam o sucesso instantâneo.
O caminho para o empreendedorismo bem-sucedido é o do compromisso
constante e o do trabalho duro. Mas a boa notícia é que você está trabalhando
para você mesmo.
Eu encontro muitas pessoas que pensam que a Rich Dad Company ensina
como ficar rico rapidamente. Nada poderia estar mais longe da verdade. Em
vez disso, nossa missão é ensinar as pessoas a pensar de maneira diferente
sobre dinheiro. Isso geralmente significa começar pequeno e trabalhar duro,
assim como fez minha esposa Kim. Seu primeiro investimento foi em uma
pequena casa em Portland, no Estado do Oregon. Hoje, ela possui milhares de
apartamentos. Desde aquele primeiro negócio até hoje, ela passou milhares e
milhares de horas batendo perna na rua atrás de boas oportunidades,
enfrentou fracassos, colheu sucessos e também se divertiu.
Estrada longa, mas gratificante
Como você pode ver, startups não são para os fracos. Para seguir firme, deixe
que a declaração da sua missão o guie como um farol. Comece com ela e
termine com ela. E, se necessário, a revise ao longo do caminho. Nesse
processo, você irá descobrir que todos os contratempos podem ser superados.
Mesmo que você demore para ver os lucros — e provavelmente vai demorar —
, a experiência que você ganha participando de uma startup é valiosa como o
ouro. Se você descobrir o seu nicho de mercado e o seu produto ou serviço
acabar tornando a vida do consumidor melhor, mais fácil ou mais feliz, você no
fim vai prosperar.
Abraço,
Robert Kiyosaki
Observação: Sou daqueles que não se deixa abater ao ouvir um não.
Tenho confiança no nosso projeto de Startup como uma novidade única
para o vale do aço. Como você pode ver, startups não são para os
fracos. Já revisamos o nosso projeto da Valeon muitas vezes e se
precisar continuaremos a revisa-lo até obtermos um site de
excelência. A experiência que temos vivido desde do início do
nosso projeto da startup valeon é única e indescritível em
aprendizado e muita satisfação pelo trabalho feito até aqui. Temos a
certeza que tornaremos a vida do consumidor e dos empresários da
nossa região muito mais feliz e próspera.
Quanto menos você busca segurança e mais busca oportunidade, mais segurança você terá.” – Brian Tracy

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