Representantes Comercial: Pr Gilmar (31) 98719-4997 Eng° Moysés | (31) 3827-2297 | (31) 9 8428-0590 valeonbrasil@gmail.com

Aciapi e CDL de Ipatinga cobram reabertura do comércio

Comunicado da Aciapi e CDL de Ipatinga

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipatinga (CDL Ipatinga) reafirmam sua posição contrária em relação ao Decreto que determina o fechamento dos estabelecimentos comerciais dos setores atacadista e varejista em nosso município, vigente há mais de duas semanas.
Consideramos injusta a vigência desta medida por tão longo tempo, tendo em vista que os afetados são pequenos e microempreendedores, que dependem do movimento diário para o custeio dos compromissos com funcionários, fornecedores, impostos, taxas, alugueis e todas as demais despesas de custeio. Reafirmamos, ainda, nossa preocupação com a questão da saúde pública neste momento em que o objetivo é evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), porém não há como nossa classe ser prejudicada unilateralmente com as medidas deste fechamento horizontal do comércio (exceção aos segmentos de gêneros de primeira necessidade).
Defendemos que da reunião desta terça-feira (7) entre o Ministério Público e o prefeitos da Região Metropolitana do Vale do Aço venha a decisão da retomada das atividades comerciais, a chamada flexibilização uniforme, com as devidas restrições que as autoridades da área de saúde determinam. Estamos dispostos e aptos a acatá-las. Quanto à aglomeração de pessoas nos estabelecimentos, essas normas já vigentes em muitos outros municípios pelo Brasil afora, certamente irão restringir, assim como os demais impactos, como uma aglomeração mais racional no transporte coletivo. Além disso, continua cabendo a cada família o compromisso de evitar o fluxo dos idosos, especialmente os de maior risco, o que na verdade já deve ser uma rotina independentemente de comércio aberto ou fechado. Não é o retorno das atividades comerciais que irá tirá-los de casa.
Queremos e precisamos trabalhar. A atual situação não pode perdurar, sob pena de serem eliminados milhares de postos de trabalho num momento crítico de nossa cidade. Tão impactante como a ameaça ou a possibilidade de uma pandemia se alastrar é o colapso de quem gera esses postos de trabalho que, se forem cortados agora, corre-se o risco de jamais serem recuperados. Quem garante que os que falirem nessa crise irão se recuperar no futuro? Seria a fome batendo à porta de milhares de famílias. Reiteramos nosso pedido de flexibilização do Decreto no tocante ao funcionamento do comércio em Ipatinga. Nos deixem trabalhar. Com as portas fechadas há tanto tempo, a situação tornou-se insustentável.
Todos devemos ter responsabilidades nesse momento de pandemia. Impedidos de trabalhar e com os compromissos vencendo dia a dia não é justo, não é correto. Dependemos de nossas atividades diárias para sustentar um setor vital da economia. Já cumprimos, por ora, nossa cota de sacrifício.
O que vem pela frente será discutido noutro momento. Precisamos da oportunidade de voltar às atividades. Pagar essa conta sozinhos, frisamos, é desumano. Presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi Presidente da CDL de Ipatinga, Amaury Gonçalves
VALEON É TOP – A SUA PLATAFORMA ONLINE DE
DIVULGAÇÃO
Encontre Produtos, Profissionais e Serviços em toda a
região do Vale do Aço

Encontre o que você procura!

Procurando produtos, profissionais ou serviços especializados?

show blocks helper

 4 total views,  1 views today

Compartilhe com sua rede!