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    A pandemia, a aceleração e o marketing digital

Aceleração. Taí uma das palavras mais usadas pelas startups, por
investidores-anjo, por coachs de negócios, conselheiros ou “tubarões” em
programas televisivos. “Vamos acelerar o seu negócio” virou praticamente
um mantra dos consultores e um desejo dos empreendedores na busca de se
tornarem os novos “unicórnios” do planeta. Contudo, até o momento, nada
conseguiu acelerar mais os negócios – em escala global – do que a
pandemia do novo coronavírus. A covid-19 já transformou 2020 no ano da
aceleração dos negócios.
Quando faço essa afirmação, nem de longe quero parecer defender que a
Covid-19 tenha algo de positivo. Porém, é inegável notar que diante da
crise causada pelo novo coronavírus, as empresas tiveram que acelerar.
Talvez seja impossível mensurar o impacto que a pandemia trará aos mais
diversos setores da sociedade, mas é possível afirmar que ela forçou as
empresas a acelerarem a entrada no mercado digital para sobreviverem. O
que era tendência, o que era aposta, o que era um plano para daqui a pouco,
de repente, teve que virar realidade.
E assim, estamos vendo mercadinhos de bairro aderindo ao comércio
eletrônico; lojistas vendendo pelo WhatsApp Businness e por aplicativos
próprios; academias de ginástica instruindo aulas através de ferramentas
como o Google Meets e Zoom; faculdades adaptando-se ao ensino remoto
em plataformas como o Moodle; bares e restaurantes locais, até então
estritamente offline, ingressando em aplicativos de entregas como o Ifood,
Rappi, Uber Eats, Zé Delivery; terapeutas atendendo pelo Skype; empresas
dos mais diversos segmentos e tamanhos passando a vender pelas redes
sociais, através de marketplaces virtuais, criando grupos no Telegram;
artistas e empresas realizando lives no Youtube, Facebook, Instagram,
Linkedin, entre outras plataformas. Enfim, praticamente de um dia para o
outro fomos todos forçados a viver, a interagir e a vender e comprar de
forma on-line. Fomos todos empurrados para o digital. O isolamento social
fez crescer a necessidade de conexão emocional. E, nesse sentido, a
proximidade se tornou o grande trunfo dos pequenos sobre os grandes. As
lives viraram a nova vitrine, em um palco que agora, mais do que nunca, é
4.0.
Recusar-se a desaprender antigos modelos, processos, crenças e aprender
com a nova realidade imposta, adaptando-se de forma veloz às mudanças
farão a diferença entre as empresas que melhor sobreviverão à pandemia.
Em muitos casos, o auxílio emergencial do Governo será importantíssimo,
mas isso não é tudo. É preciso acelerar a mudança, é preciso conectar-se, é
urgente adaptar-se ao digital.
É evidente que algumas indústrias e mercados estão sendo mais
impactados, não obstante a presença no meio digital, do que outros. É o
caso do turismo, das companhias aéreas e dos setores automotivo,
imobiliário e de entretenimento. Mas, novamente, é fundamental acelerar
mudanças, muitas vezes estruturais e de posicionamento, nesses modelos
de negócios, envolvendo-se no processo inevitável de transformação
digital. Até porque o consumo, de maneira geral, deve cair e o consumidor
deve se tornar ainda mais seletivo, crítico e consciente.
O “novo normal” certamente será digital. Isso não quer dizer que as lojas
físicas deixarão de existir. Basta lembrar que o videocassete ou a Netflix
não acabou com o cinema. Aliás, a única ameaça que, pela primeira vez
fechou todas as salas de cinema do mundo, foi a Covid-19. Sabemos que a
vida acontece, sobretudo, no ambiente físico, nas relações interpessoais, no
chamado mundo real. Mas, com a adesão acelerada dos consumidores ao
digital, os negócios deverão cada vez mais proporcionar no mundo físico
experiências diferenciadas e valiosas que reforcem a relação entre a marca
e o consumidor. Um consumidor que terá um novo comportamento em um
mercado que será impactado por novas tendências e em um mundo que terá
novos valores e protocolos de segurança e convívio.
Esse mundo será de um consumidor mais digitalizado, mais informado,
mais adepto de ferramentas sobre as quais nunca antes havia ouvido falar.
Pesquisas recentes do Google, por exemplo, apontam um crescimento de
198% pela busca com a frase “Como fazer compras on-line” e de 200% por
“entrega de mercado perto de mim”. Embora não haja um manual de
instruções para orientar as iniciativas de marketing das empresas, nesse
momento é preciso prestar ainda mais atenção à necessidade de orientar,
ensinar, simplificar e guiar o consumidor por esse universo on-line. Esse é
um papel que as marcas devem assumir. Não só de tutoriar o consumidor
como de, sobretudo, humanizar a comunicação fortalecendo seu propósito
na sociedade, atuando de maneira empática e verdadeira. E é aí que o
marketing digital ganha maior importância. Profissionais de criação e
produção de conteúdo, monitoramento e métricas, que entendam o
comportamento do novo consumidor, a dinâmica do digital, as estratégias,
experiências e ferramentas mais adequadas ao virtual são e serão ainda
mais essenciais para as empresas no pós covid-19.
*É professor e coordenador da Pós-graduação em Gestão de
Marketing e Estratégias Digitais
A Valeon é uma plataforma online com a finalidade de divulgar
empresas, serviços e profissionais na região do vale do aço.
“As startups têm o diferencial de lançar produtos e se conectar com o
mercado e com seus consumidores rapidamente.”
O marketplace é como um shopping virtual, que conecta oferta e
demanda. Sabia que empresas como Uber, Airbnb e Mercado Livre
fazem sucesso graças a esse modelo e agora a Startup Valeon também
faz sucesso aqui no Vale do Aço.

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