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VENDAS EM ÉPOCA DE CRISE

POR PRISCILA ZUINI
Com alta de juros e inflação e economia desaquecida, boa parte
dos consumidores já começou a mudar os hábitos de compra.
Supérfluos saem da lista primeiro. Depois, a tendência é aumentar
o intervalo entre as compras e, claro, pensar cada vez melhor antes
de colocar a mão no bolso.
Segundo o IBGE, de janeiro a junho deste ano, as vendas caíram
2,2%, fazendo deste o pior semestre dos últimos 12 anos. Para
as pequenas empresas, todo esforço em marketing e vendas pode
fazer diferença no resultado de 2020. “A primeira coisa é vender
confiança. As pessoas não estão comprando porque estão
desconfiadas”, diz José Ricardo Noronha, especialista em vendas e
professor do MBA da FIA.
Uma estratégia que pode ter um custo menor, segundo Carlos Cruz,
diretor do Ibvendas, é usar o potencial do cliente que já existe no
mailing da sua empresa. “Uma saída é pegar o cliente que já
compra. Ele fica mais exigente e talvez esteja comparando seu
produto com outros. É preciso habilidade para manter
relacionamento e gerar valor com seus diferenciais”, afirma. Veja
abaixo as dicas de Cruz e Noronha para convencer o cliente em
tempos de crise.
1. Mostre valor
Se sua empresa vende algo que não é essencial ao consumidor, é
preciso mostrar valor. “Convença o cliente sobre o retorno do
investimento. O vendedor precisa fazer enxergar o problema e
ativar a necessidade. Isso demanda mais habilidade, como ter
capacidade investigativa e criar confiança”, diz Cruz.
Para facilitar este processo, é o momento de estreitar ainda mais o
relacionamento, para o cliente não esquecer sua marca. Manter
contato com ele o tempo todo, com informações sobre produtos e
serviços. Cada atendimento tem que ser grande experiência. Hoje,
as redes sociais são instrumento poderoso de marketing, fidelização
e ampliação dos clientes”, afirma Noronha.
A Valeon a sua Startup Marketplace do Vale do Aço oferece a sua
Plataforma de Divulgação Online de seus Produtos, Profissionais e
Serviços para a divulgação da sua empresa nas redes sociais.
2. Tenha um atendimento diferenciado
Cliente indeciso precisa de atenção e paciência. “O vendedor
precisa ser acolhedor, se conectar, fazer boas perguntas, agradecer
o cliente por estar na loja e colocar-se à disposição o tempo todo,
mesmo no final da venda”, diz Noronha. Geralmente, segundo o
especialista, as melhores experiências são nas pequenas
empresas, que conseguem tratar o cliente pelo nome e conhecem
demandas e preferências. “Em pequenos comércios toda interação
é oportunidade de aprender com o consumidor, vendo preferências,
desejos e coisas que ele valoriza.”
3. Venda mais para o mesmo
Uma das melhores estratégias para aumentar o faturamento é
vender mais para o mesmo cliente. “Uma das coisas é agregar mais
produtos e serviços. É um desafio aumentar o ticket médio, mas é
preciso aproveitar os clientes que já tem”, diz Cruz. Faça uma boa
gestão do estoque para entender quais produtos podem ser
complementares e vendidos juntos.
4. Treine a equipe
Uma equipe bem preparada pode fazer a diferença em momentos
de crise. “Os vendedores têm que ser mais proativos e os gestores
devem fazer reuniões com mais frequência, acompanhando
números e tendo plano de ação”, diz Cruz.
Para Noronha, a dica é incentivar a equipe a ter um atendimento
personalizado. “Ofereça ao cliente um atendimento personalizado e
customizado, ouvindo e entendendo suas demandas, e tentando
fazer uma boa conexão entre seus produtos e as necessidades do
cliente”, diz Noronha.
Se você é empresário, dono de pequena, média, grande empresa,
ou até mesmo micro empreendedor individual e precisa melhorar as
suas vendas, nós da Valeon podemos te ajudar.
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panfletos na rua?
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para as pessoas que têm interesse no seu produto/serviço?
Em épocas de crise é necessário se reinventar, deixar para trás as
estratégias que não funcionam e ousar.
“O futuro pertence aos que assumem risco, não aos que buscam
segurança. Quanto menos você busca segurança e mais busca
oportunidade, mais segurança você terá.” – Brian Tracy
Se você está disposto a buscar novas estratégias para aumentar o
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