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VENDAS EM ÉPOCA DE CRISE

#333333;”>POR PRISCILA ZUINI
#333333;”>Com alta de juros e inflação e economia desaquecida, boa parte
#333333;”>dos consumidores já começou a mudar os hábitos de compra.
#333333;”>Supérfluos saem da lista primeiro. Depois, a tendência é aumentar
#333333;”>o intervalo entre as compras e, claro, pensar cada vez melhor antes
#333333;”>de colocar a mão no bolso.
#333333;”>Segundo o IBGE, de janeiro a junho deste ano, as vendas caíram
#333333;”>2,2%, fazendo deste o pior semestre dos últimos 12 anos. Para
#333333;”>as pequenas empresas, todo esforço em marketing e vendas pode
#333333;”>fazer diferença no resultado de 2020. “A primeira coisa é vender
#333333;”>confiança. As pessoas não estão comprando porque estão
#333333;”>desconfiadas”, diz José Ricardo Noronha, especialista em vendas e
#333333;”>professor do MBA da FIA.
#333333;”>Uma estratégia que pode ter um custo menor, segundo Carlos Cruz,
#333333;”>diretor do Ibvendas, é usar o potencial do cliente que já existe no
#333333;”>mailing da sua empresa. “Uma saída é pegar o cliente que já
#333333;”>compra. Ele fica mais exigente e talvez esteja comparando seu
#333333;”>produto com outros. É preciso habilidade para manter
#333333;”>relacionamento e gerar valor com seus diferenciais”, afirma. Veja
#333333;”>abaixo as dicas de Cruz e Noronha para convencer o cliente em
#333333;”>tempos de crise.
#333333;”>1. Mostre valor
#333333;”>Se sua empresa vende algo que não é essencial ao consumidor, é
#333333;”>preciso mostrar valor. “Convença o cliente sobre o retorno do
#333333;”>investimento. O vendedor precisa fazer enxergar o problema e
#333333;”>ativar a necessidade. Isso demanda mais habilidade, como ter
#333333;”>capacidade investigativa e criar confiança”, diz Cruz.
#333333;”>Para facilitar este processo, é o momento de estreitar ainda mais o
#333333;”>relacionamento, para o cliente não esquecer sua marca. Manter
#333333;”>contato com ele o tempo todo, com informações sobre produtos e
#333333;”>serviços. Cada atendimento tem que ser grande experiência. Hoje,
#333333;”>as redes sociais são instrumento poderoso de marketing, fidelização
#333333;”>e ampliação dos clientes”, afirma Noronha.
#333333;”>A Valeon a sua Startup Marketplace do Vale do Aço oferece a sua
#333333;”>Plataforma de Divulgação Online de seus Produtos, Profissionais e
#333333;”>Serviços para a divulgação da sua empresa nas redes sociais.
#333333;”>2. Tenha um atendimento diferenciado
#333333;”>Cliente indeciso precisa de atenção e paciência. “O vendedor
#333333;”>precisa ser acolhedor, se conectar, fazer boas perguntas, agradecer
#333333;”>o cliente por estar na loja e colocar-se à disposição o tempo todo,
#333333;”>mesmo no final da venda”, diz Noronha. Geralmente, segundo o
#333333;”>especialista, as melhores experiências são nas pequenas
#333333;”>empresas, que conseguem tratar o cliente pelo nome e conhecem
#333333;”>demandas e preferências. “Em pequenos comércios toda interação
#333333;”>é oportunidade de aprender com o consumidor, vendo preferências,
#333333;”>desejos e coisas que ele valoriza.”
#333333;”>3. Venda mais para o mesmo
#333333;”>Uma das melhores estratégias para aumentar o faturamento é
#333333;”>vender mais para o mesmo cliente. “Uma das coisas é agregar mais
#333333;”>produtos e serviços. É um desafio aumentar o ticket médio, mas é
#333333;”>preciso aproveitar os clientes que já tem”, diz Cruz. Faça uma boa
#333333;”>gestão do estoque para entender quais produtos podem ser
#333333;”>complementares e vendidos juntos.
#333333;”>4. Treine a equipe
#333333;”>Uma equipe bem preparada pode fazer a diferença em momentos
#333333;”>de crise. “Os vendedores têm que ser mais proativos e os gestores
#333333;”>devem fazer reuniões com mais frequência, acompanhando
#333333;”>números e tendo plano de ação”, diz Cruz.
#333333;”>Para Noronha, a dica é incentivar a equipe a ter um atendimento
#333333;”>personalizado. “Ofereça ao cliente um atendimento personalizado e
#333333;”>customizado, ouvindo e entendendo suas demandas, e tentando
#333333;”>fazer uma boa conexão entre seus produtos e as necessidades do
#333333;”>cliente”, diz Noronha.
#333333;”>Se você é empresário, dono de pequena, média, grande empresa,
#333333;”>ou até mesmo micro empreendedor individual e precisa melhorar as
#333333;”>suas vendas, nós da Valeon podemos te ajudar.
#333333;”>Você sabia que anunciar na internet é mais barato do que distribuir
#333333;”>panfletos na rua?
#333333;”>Você sabia que os seus anúncios podem ser mostrados exatamente
#333333;”>para as pessoas que têm interesse no seu produto/serviço?
#333333;”>Em épocas de crise é necessário se reinventar, deixar para trás as
#333333;”>estratégias que não funcionam e ousar.
#333333;”>“O futuro pertence aos que assumem risco, não aos que buscam
#333333;”>segurança. Quanto menos você busca segurança e mais busca
#333333;”>oportunidade, mais segurança você terá.” – Brian Tracy
#333333;”>Se você está disposto a buscar novas estratégias para aumentar o
#333333;”>seu faturamento, entre em contato conosco para divulgar o seu
#333333;”>negócio e acesse o nosso site: https://valedoacoonline.com.br/
#333333;”>Contato: Fones: (31) 3827-2207 / (31) 98428-0590 / (31) 99265-6391

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MoysesPCarlech
Author: MoysesPCarlech

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