Representante Comercial: Eng° Moysés | (31) 3827-2297 | (31) 9 8428-0590 valeonbrasil@gmail.com

O Que São os 4 Ps do Marketing? Tudo
Sobre o Conceito + Exemplos

#333333;”>Nell Patel
#333333;”> Os 4 Ps do marketing…
#333333;”> Você provavelmente já ouviu falar sobre eles por um amigo, um livro, ou até mesmo em
#333333;”> aula.
#333333;”> Eu sei que soa como um assunto chato que já é senso comum, mas ele é mais
#333333;”> interessante do que parece.
#333333;”> E não apenas para grandes empresas… quanto menor for a empresa, mais importante é
#333333;”> tirar vantagem dos 4 Ps.
#333333;”> Então, vamos primeiro entender o que eles são…
#333333;”> Antes de continuar, se você quer aumentar suas vendas e saber quais são as melhores
#333333;”> estratégias para promover seu negócio entre em contato com os consultores da Valeon para esclarecimento de suas dúvidas.
#333333;”> O que são os 4 Ps do marketing?
#333333;”> Os 4 Ps do marketing são um famoso conceito que resume os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing, todos eles começando pela letra P: produto, preço, praça e promoção.
#333333;”> A ideia por trás da teoria é que, ao estudar cada um desses aspectos, planejar e executar ações que considerem suas particularidades, mais próxima a empresa fica de seus objetivos de divulgação, vendas e construção de autoridade de marca.
#333333;”> A origem do conceito, também conhecido como Mix de Marketing ou Composto de
#333333;”> Marketing, remete ao ano de 1960, que foi quando McCarthy o apresentou em seu livro Basic Marketing: A Managerial Approach, aqui lançado como Marketing Básico: Uma Visão Gerencial.
#333333;”> Hoje, você só encontra a obra em sebos na internet. Mas não pense que, por se tratar de um conhecimento antigo, ele se tornou obsoleto.
#333333;”> Aliás, essa é uma das características mais interessantes dos 4 Ps do marketing: a sua
#333333;”> aplicabilidade quase 60 anos depois de ser proposto.
#333333;”> Se um conceito sobrevive durante tanto tempo, você pode ter certeza de que é porque
#333333;”> possui grande valor.
#333333;”> Em boa parte, seu sucesso se deve aos estudos de Philip Kotler, um cara que é realmente admirado no meio.
#333333;”> Ele complementou a teoria e deu a ela um caráter mais prático, definindo-a como um
#333333;”> conjunto de ferramentas aplicáveis ao marketing em empresas.
#333333;”> A grande contribuição do autor sobre o tema está no livro Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing, lançado originalmente em 1967, mas que só no Brasil possui 14 edições, a mais recente de 2012.
#333333;”> Com seus estudos, Kotler não apenas manteve a teoria viva, como o conhecimento
#333333;”> atualizado.
#333333;”> E já que muitas estratégias têm se beneficiado dela ao longo dos anos, por que você não pode ser o próximo?
#333333;”> Para começar, dê uma olhada com mais atenção em cada um dos componentes básicos de um planejamento de marketing.
#333333;”> P de Produto
#333333;”> O produto se refere àquilo que a empresa vende.
#333333;”> Pode ser mesmo um produto, como é o caso dos refrigerantes em uma indústria de
#333333;”> bebidas ou de vestidos em uma loja de roupas.
#333333;”> Uma palestra pode ser o produto de um conferencista, assim como é a consulta de um psicólogo.
#333333;”> Em resumo, o produto é tudo aquilo que é disponibilizado ao consumidor, pensando nas necessidades do público-alvo.
#333333;”> Na estratégia dos 4 Ps do marketing, ter essa definição significa entender o que a sua
#333333;”> oferta precisa para se destacar dos concorrentes e conquistar os clientes.
#333333;”> Em outras palavras, o que torna seu produto ótimo ou único? Por que se você não se
#333333;”> destacar, será difícil de sobreviver.
#333333;”> Como ter um bom produto
#333333;”> Eu tenho feito pesquisas há algum tempo já, mas se você está começando, eu faria
#333333;”> perguntas mais abertas, como:
#333333;”>  Qual o maior problema que eu posso te ajudar a resolver? (Isso te dará uma
#333333;”> ideia do que seu produto precisa fazer)
#333333;”>  Qual seu produto de marketing favorito e por quê? (Você deve substituir a
#333333;”> palavra “marketing” com o nome da sua indústria… essa pergunta te dá uma
#333333;”> ideia de quem são seus concorrentes e o que eles estão fazendo certo)
#333333;”>  Por que você veio aqui hoje? (Isso te dirá por que as pessoas vieram para seu
#333333;”> site e o que elas estão buscando)
#333333;”>  Como podemos tornar nosso produto melhor? (Isso é ótimo se você já tem
#333333;”> um produto e quer feedback)
#333333;”>  O que você não gosta sobre o CONCORRENTE ABC? (Substitua
#333333;”> “concorrente ABC” com o nome do seu concorrente… essa pergunta te mostra
#333333;”> onde há uma oportunidade)
#333333;”> Quero que você dê uma atenção especial para essa última pergunta. Ela te ajuda muito a identificar como você pode se diferenciar da concorrência.
#333333;”> Afinal, o sucesso do seu produto passa, necessariamente, por apresentar ao público uma versão melhor do que aquela disponibilizada pela concorrência.
#333333;”> Agora, antes de você construir um produto (ou tornar o seu melhor), não invista muito
#333333;”> dinheiro sem ter feedback.
#333333;”> Por exemplo, se eu fosse adicionar uma nova funcionalidade no Ubersuggest, eu
#333333;”> primeiro planejaria ela, receberia feedback, e então ajustaria a partir daí.
#333333;”> Dessa forma, eu não vou gastar meses criando um produto que você não vai querer usar.
#333333;”> Estudar o mercado a partir de um trabalho de benchmarking é tarefa obrigatória, assim como ouvir seus clientes em pesquisas de satisfação.
#333333;”> Questione sempre como o produto pode ser melhorado, focando principalmente nele e não na maneira como a oferta acontece.
#333333;”> Ele pode ser mais bonito e atraente? Ter um tamanho diferente? Oferecer uma nova
#333333;”> função? Sofrer ajustes de qualidade?
#333333;”> Não há segredo: como em qualquer estratégia de marketing, no que diz respeito ao
#333333;”> produto, você precisa compreender o que o cliente deseja e entregar exatamente isso a ele.
#333333;”> P de Preço
#333333;”> O preço, obviamente, se refere ao valor de venda do seu produto, o quanto ele custa
#333333;”> para a aquisição pelo cliente.
#333333;”> Essa definição é bastante sensível não apenas para o sucesso de um negócio, mas para a sua própria sobrevivência.
#333333;”> Um dos mandamentos indispensáveis a uma boa gestão é ter um preço de venda não tão baixo que achate a margem de lucro e inviabilize a empresa, mas não tão alto que assuste os clientes e prejudique o faturamento.
#333333;”> Você precisa de um preço justo perante o mercado, mas que seja suficiente para garantir o cumprimento de seus compromissos financeiros, incluindo aí o pagamento dos funcionários.
#333333;”> Mas o preço serve também para mostrar ao mercado como a empresa deseja se
#333333;”> posicionar nele.
#333333;”> A pergunta é como você quer que sua marca seja percebida?
#333333;”> Amazon quer ser o local onde você pode conseguir produtos de A a Z com o melhor
#333333;”> custo-benefício. E claro, entregue rápido o bastante para ser conveniente para você.
#333333;”> A empresa Imperia Caviar oferece caviar de alta qualidade a preços baixos. Eles têm o
#333333;”> mesmo caviar que grandes marcas oferecem por milhares de dólares.
#333333;”> Você imaginaria que tendo um preço menor, eles estão desvalorizando a marca, mas ao invés, eles estão trazendo transparência para o mercado e educando as pessoas sobre como caviar não é realmente caro… na verdade é uma manobra de marketing.
#333333;”> Eu tenho uma estratégia similar com o Ubersuggest. Eu acho que softwares de
#333333;”> marketing e educação não deveriam ser caros. Então entrego muita coisa grátis ou muito barato.
#333333;”> Por outro lado, Ferrari seria Ferrari se seus carros custassem $10,000? Provavelmente
#333333;”> não.
#333333;”> Como ter um bom preço
#333333;”> Novamente, a definição de um bom preço passa pela pesquisa de mercado, pela
#333333;”> observação da concorrência e pelo entendimento de quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo que oferece.
#333333;”> Essa percepção por parte do consumidor depende de uma série de fatores, que são os
#333333;”> mesmos que você planejou e avaliou ao determinar seu produto.
#333333;”> Você nunca se perguntou se o item A custa mais que o item B apenas por ter uma
#333333;”> embalagem melhor?
#333333;”> Se isso acontece e dá resultado, significa que o cliente enxerga valor nesse cuidado, que para ele é tão ou mais importante quanto o preço a pagar.
#333333;”> Veja algumas perguntas que você deve fazer para chegar a um bom preço:
#333333;”>  Qual seria o menor valor viável para a venda do seu produto?
#333333;”>  Qual seria o maior valor aceitável pelo mercado para a venda do seu produto?
#333333;”>  O quão importante é o aspecto financeiro para seu perfil de cliente?
#333333;”>  Que preço de venda praticam aqueles que hoje lideram o seu mercado?
#333333;”>  Como é o seu preço na comparação com a concorrência?
#333333;”> P de Praça
#333333;”> O nome “praça” nem sempre é entendido com clareza, mas seu significado dentro de
#333333;”> uma estratégia de marketing é o de lugar. Ou seja, onde o produto é oferecido.
#333333;”> Dentro desse conceito, são muitas as possibilidades e preocupações que devem ser
#333333;”> abordadas no planejamento.
#333333;”> Por exemplo, o consumidor pode ter contato com seu produto pelo comércio eletrônico,
#333333;”> físico ou em ambos, o que está cada vez mais em evidência a partir das suas promoções na Startup Valeon na internet.
#333333;”> Definir a praça corretamente significa disponibilizar seu produto onde o seu cliente está.
#333333;”> Errar na estratégia é como vender luvas e gorros no verão carioca – e o resultado disso você já pode imaginar.
#333333;”> Uma vez eu fiz uma conferencia de tecnologia em Los Angeles chamada Twiistup.
#333333;”> Foi um evento legal, com um estilo LA e celebridades. Eu não criei o evento, mas
#333333;”> comprei ele há alguns anos.
#333333;”> Mas sabe o que aconteceu? Ele fracassou.
#333333;”> Não porque o evento não era bom, mas porque eu movi ele para uma localização
#333333;”> terrível.
#333333;”> Eu troquei ele de Santa Monica, que é o coração da cena tecnológica de Los Angeles,
#333333;”> para o vale, que fica há uma hora de distância de onde estão localizadas as empresas de tecnologia.
#333333;”> Em outras palavras… localização.
#333333;”> Você precisa escolher a localização onde seus clientes estão. Não espere eles irem até
#333333;”> você, você precisa ir até eles utilizando a grande audiência a Startup Valeon.
#333333;”> Como ter uma boa praça
#333333;”> A internet é um mundo virtual. E embora a localização (praça) possa parecer
#333333;”> irrelevante, ela não é.
#333333;”> Pense assim… se eu colocar minha empresa no Tiktok, o que você acha que
#333333;”> aconteceria? Nada, não é um site visto na nossa região e temos a Plataforma Comercial da Valeon própria para a divulgação da sua empresa, serviços e profissionais liberais.
#333333;”> Bem, eu não geraria nenhum cliente novo para minha agência de marketing, porque
#333333;”> nenhum dos meus clientes ideais está no Tiktok e ao contrário, estão na Plataforma
#333333;”> Valeon que cobre todo o Vale do Aço.
#333333;”> Você acha que pessoas de 16 a 24 anos estão procurando por serviços de marketing? Se nós oferecêssemos serviços que ajudassem a ganhar mais seguidores nas redes sociais, claro… mas nós não oferecemos isso.
#333333;”> Pense nas plataformas e lugares que seus clientes ideais estão e esteja lá.
#333333;”> Separei abaixo algumas perguntas importantes na definição da praça:
#333333;”>  Onde o seu cliente está?
#333333;”>  Em que locais o público costuma procurar pelo seu tipo de produto?
#333333;”>  Que estabelecimentos (online e offline) vendem o seu produto?
#333333;”>  Com quais canais de distribuição você pode contar? Com certeza a Plataforma
#333333;”> Comercial Valeon.
#333333;”>  Você acessará seu cliente diretamente, com loja própria, ou por intermediários?
#333333;”>  Quais as praças definidas pelos seus concorrentes?
#333333;”> Observe que o cliente está no centro da sua decisão, mas que é importante colocar na
#333333;”> balança também aspectos relacionados às fases anteriores do planejamento.
#333333;”> Seu produto pode ter restrições de transporte ou de validade, o que o obrigaria a ter uma praça mais restrita.
#333333;”> Já seu preço talvez precise ser mais competitivo, o que inviabilizaria operações de
#333333;”> grande custo logístico.
#333333;”> Em resumo: embora tenha características próprias, a definição de praça precisa
#333333;”> conversar com os demais pilares da estratégia.
#333333;”> P de Promoção
#333333;”> Cumpridas as etapas anteriores, chegou a hora de promover sua oferta.
#333333;”> Obviamente, isso tem relação com a melhor versão do seu produto, o preço mais
#333333;”> adequado ao mercado e a sua disponibilidade onde o cliente está.
#333333;”> Por promoção, entenda o conjunto de ações empregadas com o objetivo de divulgar sua marca e o que ela oferece, de modo a fazer dela uma escolha natural quando uma necessidade de consumo surgir para o seu público.
#333333;”> Isso envolve tanto os canais nos quais a divulgação vai acontecer quanto a mensagem
#333333;”> que vai transmitir a partir deles.
#333333;”> Para deixar claro, quando eu falo em promoção, não estou falando apenas em divulgar a sua marca… estou falando em gerar receita.
#333333;”> Qual o sentido de promoção se você não conseguir gerar vendas?
#333333;”> Mas com tantos canais existentes, com qual você começa?
#333333;”> Se eles forem grandes, você verá dados sobre quanto de tráfego eles estão
#333333;”> gerando… para que palavras-chave eles estão ranqueando no Google… os sites que
#333333;”> fazem links e falam sobre eles… e até quantos compartilhamentos sociais eles estão
#333333;”> gerando.
#333333;”> Se eles são pequenos, você não verá nenhum dado. Você precisará usar um concorrente maior.
#333333;”> O mais legal sobre a internet hoje, versus quando eu comecei no marketing online, é que existem várias ferramentas que tornam sua vida mais fácil. Use elas a seu favor. A Plataforma Valeon do Vale do Aço é um excelente meio de comunicação para a
#333333;”> divulgação da sua empresa.
#333333;”> Como ter uma boa promoção
#333333;”> Você pode apostar no Inbound Marketing, Outbound Marketing, marketing de
#333333;”> conteúdo, SEO, redes sociais, e-mail marketing, assessoria de imprensa, entre outras
#333333;”> estratégias que a Valeon promove muito bem.
#333333;”> As opções são muitas e o que determina a escolha são as suas personas, o perfil ideal de cliente.
#333333;”> Por essa razão, definir as personas do negócio é uma etapa inseparável da boa
#333333;”> promoção.
#333333;”> Esse exercício vai permitir a você identificar os melhores canais para promover seu
#333333;”> produto e a mensagem ideal para isso, levando em conta aspectos como linguagem, tom de voz e comunicação visual.
#333333;”> Veja algumas questões importantes a fazer para essa definição:
#333333;”>  Quais canais seu público mais utiliza para consumir informações?
#333333;”>  Que tipo de mensagem tende a ser mais efetiva na promoção de suas soluções?
#333333;”>  Qual o período ideal para promover seu produto?
#333333;”>  Existe alguma preocupação com a sazonalidade da oferta?
#333333;”>  De que forma a concorrência planeja e executa suas promoções?
#333333;”> Exemplos dos 4 ps do marketing em grandes empresas
#333333;”> O que você acabou de ver é a teoria por trás dos 4 Ps do marketing.
#333333;”> Mas muita gente (e gente grande, diga-se de passagem) decidiu mergulhar nessa história e levar para a prática as proposições dos estudiosos do marketing.
#333333;”> Foi assim que surgiram notáveis casos de sucesso, como aqueles que envolvem
#333333;”> Havaianas e Coca-Cola.
#333333;”> Que tal aprender com grandes empresas e se inspirar nelas para construir a sua própria estratégia?
#333333;”> Não deixe de conferir detalhes sobre cada uma dessas histórias bem-sucedidas.
#333333;”> Como a Havaianas reposicionou sua marca com o mix
#333333;”> de marketing Havaianas, seguramente, é a mais famosa marca de sandálias de borracha do Brasil – talvez do mundo.
#333333;”> Mas a sua imagem hoje é muito diferente da que ela tinha na origem, lá na década de
#333333;”> 80.
#333333;”> Um chinelo simples e barato, vendido em mercados populares, voltado a consumidores de menor poder aquisitivo. Essa era a marca Havaianas há cerca de 30 anos.
#333333;”> A virada começou em 1994, com o lançamento da linha Havaianas TOP, inovando em
#333333;”> cores e no formato dos modelos.
#333333;”> Foi a maneira que a marca encontrou de melhorar o seu produto (o primeiro dos 4 Ps).
#333333;”> O preço acompanhou o movimento e se ajustou à nova exigência.
#333333;”> No quesito praça, foi preciso mexer na distribuição e encontrar novos pontos de venda, agora mais direcionados a um público diversificado, que precisava ter acesso às sandálias em espaços variados.
#333333;”> Mas o grande salto da marca se deu mesmo na promoção do produto.
#333333;”> Você talvez não lembre das primeiras versões, mas as campanhas de Havaianas em
#333333;”> comerciais na televisão sempre foram um sucesso.
#333333;”> Divertidas e estreladas por famosos atores globais, as propagandas podem ser
#333333;”> consideradas decisivas para fazer das sandálias um desejo de consumo.
#333333;”> Os 4 Ps do marketing da Coca Cola
#333333;”> A Coca-Cola é uma marca com mais de 100 anos de história, fundada em 1886.
#333333;”> Sua origem, portanto, é bastante anterior à dos 4 Ps do marketing.
#333333;”> Apesar disso, a teoria de Jerome McCarthy ajuda a entender o sucesso dessa grandiosa companhia e a verdadeira paixão que a marca desperta em seus consumidores.
#333333;”> Em primeiro lugar, ela tem os quatro pilares básicos claramente definidos.
#333333;”> O produto é sinônimo para bebidas feitas à base de cola. Ao longo do tempo, sofreu
#333333;”> pequenas transformações mais para diversificar a oferta, mas sem se afastar da essência e do sabor inconfundível.
#333333;”> Hoje, há versões mais saudáveis, com menores quantidade de açúcar e baixas calorias.
#333333;”> Mas as melhorias mais marcantes se concentraram mais na oferta, que já passou por
#333333;”> garrafas de vidro ao pet, sem esquecer das latas e dos diferentes tamanhos, o que atende às necessidades de públicos variados.
#333333;”> Seu preço é acessível a todas as classes sociais e também se ajusta às diversas
#333333;”> apresentações do produto.
#333333;”> No que diz respeito à praça, a Coca-Cola só possui venda física, mas em escala global,
#333333;”> literalmente. São mais de 200 países nos quais está presente atualmente.
#333333;”> E o que falar da promoção de seus produtos?
#333333;”> Você é “convidado” a saborear o refrigerante ao ligar a televisão, ao abrir o jornal, ao
#333333;”> acessar um site ou suas redes sociais e até nas ruas, em outdoors espalhados pelas
#333333;”> principais cidades.
#333333;”> Patrocinadora de grandes eventos e apoiadora de importantes causas sociais, a marca
#333333;”> Coca-Cola está sempre em evidência.
#333333;”> Há quem diga que ela não precisa mais de marketing, mas os resultados e o sucesso
#333333;”> alcançado pela forma como utiliza os 4 Ps mostram o contrário.
#333333;”> Afinal, qual a importância do composto de marketing?
#333333;”> Você talvez recorde que, em dado momento deste artigo, comentei que os 4 Ps são
#333333;”> componentes básicos de um planejamento de marketing.
#333333;”> Essa é razão mais que suficiente para você pensar no composto de marketing e ajustar sua estratégia a ele.
#333333;”> Seguindo nessa linha, suas ações começam a fazer mais sentido e tornam-se claras tanto para o público interno quanto externo.
#333333;”> Além disso, o atendimento a um pilar gera melhorias no outro.
#333333;”> Basta entender que um bom produto facilita a aceitação do preço pelo mercado, ao
#333333;”> mesmo tempo em que a disponibilidade dele (praça) torna a promoção mais efetiva.
#333333;”> Utilizar os 4 Ps também oferece o equilíbrio que muitas empresas precisam para se
#333333;”> manterem vivas na mente do consumidor.
#333333;”> Porque de nada adianta ter um ótimo produto se não chega a quem tem interesse nele, ou um valor promocional que não cobre as despesas de sua distribuição.
#333333;”> Mas o aspecto que considero como o mais importante está na diferenciação frente os
#333333;”> concorrentes.
#333333;”> Esse é o ponto chave para uma empresa deixar de ser apenas mais uma no mercado e se destacar.
#333333;”> Produtos iguais ou muito semelhantes existem aos montes, exceto se você negociar em um nicho de mercado muito restrito, como ração para iguanas.
#333333;”> Então, o que vai destacá-lo da multidão: será a apresentação desse produto, o preço
#333333;”> cobrado ou algum outro aspecto a explorar na sua promoção?
#333333;”> Tome como exemplo o que a Coca-Cola faz.
#333333;”> Você achará consumidores que defendem o produto como único, de sabor
#333333;”> incomparável. Mas ele não é o único refrigerante, nem mesmo a única bebida de cola.
#333333;”> Só que a Coca-Cola tem uma marca fortíssima. Aliás, é uma das mais fortes do mundo.
#333333;”> As pessoas a associam a coisas boas, como felicidade, prazer e sucesso.
#333333;”> Essa associação não se dá por acaso. Ela foi construída ao longo de 100 anos de
#333333;”> investimentos em marketing, que não podem parar justamente para que ela se mantenha no topo da mente dos consumidores.
#333333;”> Conclusão
#333333;”> Os 4Ps do marketing podem parecer chatos, mas são essenciais.
#333333;”> Sem eles, como você vai se diferenciar da concorrência? É realmente importante se
#333333;”> destacar.
#333333;”> Ninguém se importa com mais uma empresa igual às demais. Nós queremos algo único,
#333333;”> especial… algo com o qual nos identificamos.
#333333;”> E como você consegue isso? Tirando vantagem dos 4 Ps.
#333333;”> Como você está usando os 4Ps do marketing?
#333333;”> O que são os 4 ps do marketing?
#333333;”> Os 4 Ps do marketing são um famoso conceito que resume os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing, todos eles começando pela letra P: produto, preço, praça e promoção.
#333333;”> Como fazer os 4 ps do marketing?
#333333;”> Para fazer os 4 ps de marketing você precisa definir seu Produto, o Preço, a Praça (onde vai ser ofertado) e criar uma estratégia de Promoção.
#333333;”> Qual a importância dos 4 ps do marketing?
#333333;”> Utilizar os 4 Ps oferece o equilíbrio que muitas empresas precisam para se manterem
#333333;”> vivas na mente do consumidor. Os 4 ps também auxiliam as empresas a gerar mais
#333333;”> renda e se diferenciar dos concorrentes.
#333333;”> Quais são os exemplos dos 4 ps do marketing em empresas?
#333333;”> Dois dos principais exemplos da aplicação dos 4 ps do marketing são: Havaianas e Coca Cola. Nesse artigo mostramos como essas empresas aplicaram esse conceito com sucesso.
#333333;”> O marketplace é como um shopping virtual, que conecta oferta e
#333333;”> demanda. Sabia que empresas como Uber, Airbnb e Mercado Livre
#333333;”> fazem sucesso graças a esse modelo e agora a Startup Valeon também
#333333;”> faz sucesso aqui no Vale do Aço.

#333333;”>VALEON É TOP – A SUA PLATAFORMNA ONLINE DE DIVULGAÇÃO Site: https://valedoacoonline.com.br/ ou App Android Valeon Entre em contato conosco: Contatos: Representantes Comercial: Pr. Gilmar (31) 98719-4997 /
(31) Engº./Prof. Moysés 98428-0590 / Soc. (31) 99265-6391OU valeonbrasil@gmail.com

#333333;”> 

Loading

MoysesPCarlech
Author: MoysesPCarlech

Sou Admin do site e pretendemos divulgar na nossa Plataforma Comercial Site Marketplace Valeon todas as Empresas/Serviços/Profissionais de todas as cidades do Vale do Aço.

Compartilhe com sua rede!