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‘Mantenha-os POBRES’ (o discurso que ‘quebrou a internet’)

#333333;”>Meu pai pobre foi o que a sociedade considera um aluno nota A: foi orador e
#333333;”>presidente da turma. Ele amava a escola. Ele concluiu um curso de quatro
#333333;”>anos na Universidade do Havaí em apenas dois anos. Ele também estudou na
#333333;”>Universidade Stanford, na Universidade de Chicago e na Universidade
#333333;”>Northwestern.
#333333;”>Meu pai rico sequer terminou a oitava série. Seu pai morreu e ele teve que
#333333;”>assumir o negócio da família. Embora sua educação formal fosse limitada, ele
#333333;”>acabou se tornando um dos homens mais ricos do Havaí.
#333333;”>Meu pai rico e meu pai pobre eram opostos. Ambos homens bons, mas nunca
#333333;”>se viram pessoalmente.
#333333;”>Olhando para trás, vejo que o tempo que passei com meu pai rico me colocou
#333333;”>em uma posição privilegiada na vida, especialmente no que se refere a
#333333;”>dinheiro. Entre os 9 e 18 anos, até quando me mudei para Nova York para
#333333;”>estudar, passei entre um e dois dias por semana depois na escola e dois
#333333;”>sábados por mês trabalhando de graça para o meu pai rico.
#333333;”>Meu pai rico nunca pagou a mim ou a seu filho com dinheiro; ele nos pagava
#333333;”>nos treinando para nos tornarmos capitalistas. Ele não nos pagava porque não
#333333;”>queria nos treinar para sermos empregados que trabalhassem por dinheiro. Ele
#333333;”>estava nos treinando para sermos empregadores — empreendedores,
#333333;”>capitalistas fazendo o dinheiro de outras pessoas e o talento de outras pessoas
#333333;”>trabalharem para eles.
#333333;”>Meu pai rico não me pagava porque ele não queria que eu pensasse como um
#333333;”>empregado. Ele acreditava que o resto do mundo iria me ensinar a pensar
#333333;”>dessa forma. Em outras palavras, ele estava me treinando para pensar de uma
#333333;”>forma diferente com relação a dinheiro, algo que não tem preço. Ele não dizia a
#333333;”>seu filho e a mim o que fazer. Ele nos dava escolhas.
#333333;”>Em vez de me dizer “procure um emprego”, meu pai rico me incentivava a
#333333;”>pensar como um empreendedor. Ele dizia: “procure oportunidades”.
#333333;”>Com esse conselho, fiz muitas coisas para ganhar dinheiro. Aos sábados, por
#333333;”>exemplo, eu acordava às cinco da manhã para surfar com meus amigos, já que
#333333;”>o surf geralmente é melhor pela manhã. Depois ia para o escritório do meu pai
#333333;”>rico e trabalhava para ele por algumas horas. Para ganhar dinheiro, ia ao
#333333;”>campo de golfe à tarde e trabalhava como “caddie”, carregando as bolsas de
#333333;”>golfe dos jogadores por 9 buracos por US$ 1. Era apenas um campo de nove
#333333;”>buracos, então eu podia ganhar US$ 2 carregando duas bolsas. Eu podia
#333333;”>ganhar mais no sábado à tarde do que a mesada que meus pais me davam.
#333333;”>Além disso, assim entrei em forma para a temporada de futebol.
#333333;”>Ao procurar oportunidades, em vez de um emprego, meu pai rico estava me
#333333;”>treinando para olhar o mundo como empreendedor, não como empregado. Meu
#333333;”>pai rico dizia: “Você nunca vai querer um salário”. Obviamente, as ideias do
#333333;”>meu pai rico sobre “trabalhar para aprender, não para ganhar” irritavam meu
#333333;”>pai pobre, que era mais socialista do que capitalista.
#333333;”>A escola não te ensina sobre dinheiro
#333333;”>Quando eu era jovem, perguntava aos meus professores: “Ganhar dinheiro não
#333333;”>é o motivo para se conseguir um emprego? Se o dinheiro é o objetivo de se
#333333;”>conseguir um emprego, por que não ir direto ao ponto e apenas nos ensinar
#333333;”>sobre dinheiro?” Minha pergunta nunca foi respondida.
#333333;”>O fato de o dinheiro não ser ensinado nas escolas deixa muitas pessoas,
#333333;”>especialmente na economia atual, em dificuldades financeiras.
#333333;”>A triste realidade é que, para muitos jovens nos Estados Unidos, suas
#333333;”>primeiras despesas são aluguel, alimentação, transporte e entretenimento. Se
#333333;”>eles não têm dinheiro, algumas mães e pais lhes dão o dinheiro que precisam.
#333333;”>Isso pouco contribui para aumentar sua inteligência financeira.
#333333;”>Muitos se casam e iniciam uma família entre os 20 e 30 anos. E quando o
#333333;”>primeiro filho chega, as despesas crescem. Como muitos pais sabem, os filhos
#333333;”>ficam “mais caros” com o passar da idade. Quando os filhos chegam, muitos
#333333;”>pais são forçados a crescer.
#333333;”>Ao completar 30 anos, a maioria dos casais jovens ficam presos na chamada
#333333;”>roda dos hamsters, correndo sem conseguir sair do lugar. A vida se torna uma
#333333;”>disputa para ganhar dinheiro suficiente para cobrir despesas crescentes, com a
#333333;”>maioria das pessoas dependendo do contracheque para sobreviver.
#333333;”>Eu sabia desde a tenra idade que não queria terminar preso no mesmo ciclo de
#333333;”>vida dos meus pais. Por isso, aprendi tudo o que pude sobre dinheiro com o
#333333;”>meu pai rico.
#333333;”>O Banco Imobiliário me ensinou o jogo do dinheiro
#333333;”>Quando eu tinha 19 anos, meu pai rico comprou um “hotel vermelho” na praia
#333333;”>de Waikiki, no Havaí. Em dez anos, suas “pequenas casas verdes” se tornaram
#333333;”>um enorme “hotel vermelho”.
#333333;”>Na época, eu não percebi o quão profundamente o jogo Banco Imobiliário e a
#333333;”>educação que o meu pai rico me deu mudariam a direção da minha vida. O
#333333;”>meu pai rico estava usando o jogo para me treinar a pensar como um
#333333;”>capitalista.
#333333;”>Eu aprendi mais, retir mais conhecimento e quis aprender mais com a
#333333;”>experiência que ganhei jogando Banco Imobiliário quando criança e aplicando
#333333;”>o que estava aprendendo à experiência de arrecadar aluguel para o meu pai
#333333;”>rico. Essas lições estão arraigadas no meu cérebro. Embora tenha um diploma
#333333;”>de bacharel em ciências de uma grande universidade, não lembro de muito do
#333333;”>que aprendi nos quatro anos que passei lá.
#333333;”>Por exemplo, lembro de ter estudado cálculo por três anos, mas não consegui
#333333;”>resolver um problema de matemática usando cálculo hoje. Como diz o ditado,
#333333;”>”use ou perca”. Eu precisaria saber sobre cálculo se fosse um cientista de
#333333;”>foguetes, mas não preciso desse conhecimento para ser rico. A matemática no
#333333;”>nível elementar — adição, subtração, multiplicação e divisão — basta.
#333333;”>Os mantenha pobres
#333333;”>A diferença entre aqueles que acham que este é o melhor dos tempos e
#333333;”>aqueles que acham que é o pior dos tempos é simplesmente conhecimento e
#333333;”>QI financeiro. O grande fracasso de nosso sistema educacional é que ele não
#333333;”>ensina as pessoas sobre como o dinheiro realmente funciona e o que ensina é
#333333;”>antiquado e obsoleto — as velhas regras do dinheiro. As escolas até ensinam
#333333;”>como manter uma conta equilibrada no banco, mas não ensinam como fazer
#333333;”>um balanço patrimonial — ou mesmo interpretar um.
#333333;”>Ensinam você a economizar seu dinheiro, mas não ensinam sobre inflação e
#333333;”>como isso dilapida seu patrimônio. Ensinam como preencher um cheque, mas
#333333;”>não ensinam a diferença entre ativos e passivos. Fica a questão no ar se o
#333333;”>sistema foi projetado intencionalmente para manter as pessoas pobres.
#333333;”>Se uma pessoa não tem educação financeira, ela não consegue processar
#333333;”>informações. Ela não sabe a diferença entre um ativo ou um passivo, ganhos
#333333;”>de capital ou fluxo de caixa, investimento fundamental ou investimento técnico,
#333333;”>por que os ricos pagam menos impostos ou por que a dívida torna algumas
#333333;”>pessoas ricas e a maioria das pessoas pobres. Ela não conhece a diferença
#333333;”>entre um bom investimento e um investimento ruim ou entre um bom conselho
#333333;”>e um conselho ruim. Tudo o que ela sabe é que deve estudar, trabalhar duro,
#333333;”>pagar impostos, deve viver dentro das suas posses, comprar uma casa, se
#333333;”>livrar das dívidas e morrer pobre.
#333333;”>Como a Bíblia diz: “Meu povo perece por falta de conhecimento”. Hoje, milhões
#333333;”>estão perecendo porque tudo o que foram treinados para fazer se resume em
#333333;”>enviar seu dinheiro para os ricos e para o governo. Isso não é ter educação
#333333;”>financeira.
#333333;”> O marketplace é como um shopping virtual, que conecta oferta e demanda. Sabia que empresas como Uber, Airbnb e Mercado Livre fazem sucesso graças a esse modelo e agora a Startup Valeon também faz sucesso aqui no Vale do Aço.

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MoysesPCarlech
Author: MoysesPCarlech

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