Representantes Comercial: Pr Gilmar (31) 98719-4997 Eng° Moysés | (31) 3827-2297 | (31) 9 8428-0590 valeonbrasil@gmail.com

COMPORTAMENTO E CONSUMO EM TEMPOS DE CRISE

Com cada vez mais pessoas comprando online pela primeira vez, está nas
suas mãos ajudá-las a encontrar o que precisam e fazer com que se sintam
seguras para escolher a sua loja na hora da conversão.
Essa escolha da loja pode ser feita através da Startup Valeon que divulga
os Produtos, Profissionais e Serviços em toda a região do Vale do Aço.
Se você conhece a jornada de compra do consumidor, sabe que uma
das etapas mais delicadas — que vai definir se o consumidor fica ou
abandona a sua loja — é a fase de avaliação. Nela, as pessoas buscam
mais informações sobre os produtos, a fim de garantir que estão
fazendo a escolha certa.
Pois nesse período de isolamento nós identificamos que parte dos
visitantes que chegam aos sites pela manhã provavelmente estão na
fase de avaliação, sendo que esse tráfego se reflete num maior
volume de vendas convertidas a tarde, entre 14h e 16h.
E tem mais: o mesmo comportamento pode ser observado também
das 17h às 19h, implicando num pico de conversões às 20h. Legal
né?
Jornada de Compra do Consumidor: o
que é e como funciona para seu
negócio
A jornada de compra define as fases que uma pessoa passa para a
tomada de decisão. Dentro do People Marketing ela é dividida em 4
etapas – consideração, avaliação, conversão e retenção – e, no
entanto, não é um processo linear. Um consumidor pode ir e voltar
nas suas fases até, enfim, adquirir um produto ou contratar um
serviço.
Vamos, juntos, entender melhor como funciona essa dinâmica entre
empresas e consumidores e como ela se aplica ao seu negócio?
É como um casamento
Do “flerte” ao “felizes para sempre”, a sua marca precisa vencer cada
obstáculo e criar uma boa experiência para conquistar de vez um
cliente. Afinal, assim como não se espera que alguém pule de cabeça
num relacionamento sem conhecer direito em quem está apostando
suas fichas, em geral um consumidor também não vai confiar na sua
marca de primeira.
Isso significa que, quando um consumidor chega a um e-commerce,
ele não está, necessariamente, pronto para fazer uma compra. Por
exemplo: eu gosto muito do varejo online. Entre os meus pedidos mais
comuns estão roupas, artigos de decoração e livros.
Então, é de se esperar que eu siga e acompanhe diversas marcas que
comercializam esses produtos. Por consequência, também sou
constantemente impactada por anúncios de empresas do mesmo
segmento e, vez ou outra, gosto do que vejo e visito novos sites para
saber mais.
Quando eu chego nessas lojas, nem sempre estou precisando de uma
jaqueta nova. Ou de mais um romance – tem pelos menos uns 5, ainda
não lidos, na minha prateleira. Mas isso não me impede de colocar um
bom título no carrinho, só pra ver quanto eu pagaria de frete, por
exemplo. Só que é bem provável que eu deixe essa compra pra depois.
Isso quer dizer que eu não gostei da marca ou dos produtos que ela
oferece? Não! Pensa comigo: eu cliquei numa campanha, entrei no
site, visitei páginas de produto e, inclusive, cheguei a colocar uma
coisinha ou outra no carrinho. Se isso não prova meu interesse, não sei
o que mais poderia.
Mas, ainda assim, eu abandonei o carrinho. Por quê? São várias as
razões que podem me afastar – assim como afastar o seu consumidor –
de uma compra. Frete muito caro, não tenho limite no cartão naquele
momento, preciso dar uma segurada nos gastos, estou indecisa, me
distraí com um e-mail de trabalho…
Por isso é tão importante que, uma vez no seu site, esse novo visitante
seja bem recebido. Uma mensagem empática, de boas-vindas, já é um
excelente começo. Com ela você pode convidar o usuário a se
cadastrar para receber novidades ou vantagens exclusivas.
Assim sua marca pode iniciar esse relacionamento com o pé direito,
abrindo canais de comunicação para se aproximar do consumidor,
entender em que fase da jornada de compra ele está e ajudá-lo a
encontrar o que procura, aumentando as oportunidades de conversão –
mesmo que a venda só aconteça no futuro.
A jornada de compra
O relacionamento que você cria com os seus leads – os usuários
cadastrados na sua base – é o que vai guiá-los por toda a jornada de
compra, preparando as pessoas que ainda não estão prontas, para a
conversão.
Mas como levar alguém por um caminho se você mesmo não o
conhece? Por isso vamos entender as fases da Jornada de Compra:
qual o contexto do consumidor em cada etapa, como ele se comporta e
o que a sua marca pode fazer para ajudá-lo a evoluir.
Consideração
Na fase de consideração, a pessoa tem um problema, mas não sabe ao
certo o que precisa para resolvê-lo, sendo uma oportunidade para as
marcas contarem histórias que o ajudem a identificar uma solução.
Por exemplo: imagine que a Ana tenha voltado a fazer aulas de balé.
Sem praticar há um certo tempo, ela esperava – e de fato sentiu –
algum incômodo. No entanto, mesmo com o passar das semanas, as
dores nos pés persistiram, a ponto de impedir que ela se concentrasse
na coreografia. Ela imaginou, então, que as suas novas sapatilhas
podiam não ser das melhores.
Nesse contexto, uma marca de artigos de dança que distribua
conteúdos que falem como a roupa e calçado adequado são essenciais
para prática e performance do esporte chamaria, com certeza, a
atenção de Ana, uma vez que esse material pode ajudá-la a identificar
qual é o seu real problema ou confirmar suas suspeitas.
Avaliação
A partir do momento em que a Ana entende que pode resolver seu
problema com sapatilhas novas, ela entra na fase de avaliação da sua
jornada de compra. Ou seja: está pronta para procurar opções do
produto, comparar vantagens, etc.
As empresas, por sua vez, podem aproveitar esse momento para
mostrar o que elas tem de melhor e compartilhar informações que
ajudem os consumidores a escolher. No caso da Ana, uma loja enviou
uma Notificação Push mostrando sapatilhas de alta qualidade,
adequadas para os seus movimentos, com garantia.
Conversão
Quando o consumidor encontra aquele produto que atende às suas
necessidades, cabe no seu bolso e se decide, ele está na fase de
conversão. E, uma vez que ele está pronto para fechar a compra, as
marcas podem apostar em vantagens, como descontos e vantagens
para dar aquele empurrãozinho final e garantir a conversão.
A Ana, por exemplo, ganhou um cupom de frete grátis para a sua
primeira compra e não hesitou: fechou o pedido da sua sapatilha.
Retenção
Uma boa experiência é essencial para que o consumidor entre na fase
de retenção, voltando a comprar com a marca e se tornando um
cliente fiel.
Esse é, na verdade, uma fase determinante para a saúde do seu
negócio. Afinal, conquistar um novo cliente pode custar até 5 vezes
mais do que manter um que já está dentro de casa. Por isso invista
nessa fase da jornada.
A marca que vendeu para a Ana, por exemplo, deu todo o suporte de
atendimento durante a compra, garantiu que o produto chegasse no
prazo e, quando solicitada, fez uma troca sem custo adicional para ela.
O resultado? A Ana ficou satisfeita e voltou a comprar mais produtos
com a loja.
Descobrindo em que fase da jornada de compra meu consumidor
está
Hoje já existem alguns recursos que permitem que as empresas
mapeiem o comportamento de navegação e consumo dos usuário
dentro do seu site. Nossa plataforma, por exemplo, conta com uma
camada de inteligência que se baseia em dados como o tempo de
navegação, os produtos visitados e a recorrência para, a partir disso,
identificar em que fase da jornada essa pessoa está.
Você pode se perguntar: “e por que isso é importante?”. Bom, porque
cada etapa da jornada pede um tipo de comunicação diferente, que seja
adequada às necessidades do usuário naquele momento e desperte a
emoção correta. Essa escolha pode ser determinante para que o seu
potencial cliente evolua de uma fase para outra, rumo a conversão.
A melhor mensagem para cada fase da jornada de compra
Resultados preliminares da nossa pesquisa de neurociência e
linguística mostram que, quando um novo visitante entra num site e
está na fase de consideração, mensagens que usam uma linguagem
afetiva e empática performam até 17% melhor.
Já na fase de avaliação, compartilhar informações sobre os produtos
pode garantir resultados até 23% melhores e, na fase de conversão, a
oferta de benefícios financeiros são mais relevantes em 60% dos
casos.
Enquanto isso, na fase de retenção, conteúdos que proporcionam uma
boa experiência – como dicas de viagem para quem acabou de
comprar passagens para um destino – garantem a fidelização.
E aí, consegue identificar as fases da jornada de compra do
consumidor no seu negócio? O assunto é tão importante que foi até
tema de uma reportagem do programa Pequenas Empresas, Grandes
Negócios.

VALEON É TOP – UMA STARTUP MARKETPLACE DE IPATINGA-MG
Encontre Produtos, Profissionais e Serviços em toda região do
Valeo do Aço
App Android valeon

Encontre o que você procura!

Procurando produtos, profissionais ou serviços especializados?

show blocks helper

 5 total views,  1 views today

Compartilhe com sua rede!